Maestro Evelino Pidò comanda apresentação com trio de solistas na Casa da OSPA

Maestro Evelino Pidò comanda apresentação com trio de solistas na Casa da OSPA

Cantata “O Filho Pródigo”, de Debussy, será interpretada por Rosana Lamosa, Dario Schmunck e Alfonso Mujica

Correio do Povo

O maestro italiano Evelino Pidò viaja a Porto Alegre para conduzir pela primeira vez a OSPA

publicidade

Aclamado por seu trabalho como regente de ópera, o maestro italiano Evelino Pidò viaja a Porto Alegre para conduzir pela primeira vez a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O grande destaque do programa é a cantata “O Filho Pródigo”, de Claude Debussy (1862 – 1918), que será interpretada por três grandes solistas: a destacada soprano brasileira Rosana Lamosa, o tenor argentino Dario Schmunck e o barítono uruguaio Alfonso Mujica. O concerto será em 16 de julho, sábado, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

O programa também conta com “Sinfonia em Ré Menor”, do compositor romântico francês César Franck (1822 – 1890). O pianista Max Uriarte, que fará uma explicação sobre o repertório ao público às 16h, dentro do projeto Notas de Concerto, destaca que é uma obra “capaz de emocionar as grandes plateias que a ouvem”. Composta em 1889, é a única sinfonia de Franck, sendo considerada um marco da música orquestral francesa do final do século XIX.

O concerto começa com “O Filho Pródigo”, composta por um Debussy de apenas 22 anos. Apesar da pouca idade, recebeu pela obra o primeiro lugar no Prix de Roma de 1884, considerado um dos mais importantes concursos europeus da época. Inspirada na parábola bíblica, a cantata narra a história de Azaël (interpretado por Dario Schmunck), o filho pródigo, que abandonou a sua família para experimentar os prazeres do mundo. Ao retornar ao lar, é recebido por sua mãe, Lia (Rosana Lamosa) e o marido, Siméon (Alfonso Mujica). Embora a Bíblia mencione pouco a figura da mãe, Debussy conferiu especial destaque à personagem. A cantora lírica Rosana Lamosa aponta que se trata de uma obra extremamente difícil e pouco executada: “Apesar de melodiosa e agradável de ouvir, é uma peça que exige atenção ao estudar, pois contém mudanças constantes de harmonia, uma característica do impressionismo”.

Rosana aproveita sua viagem a Porto Alegre para participar do projeto Ópera Estúdio da OSPA. Ela fará uma masterclass aberta ao público na sexta-feira, 15/7, das 15h às 18h, na qual transmitirá a experiência adquirida nos maiores palcos nacionais e internacionais. “Estou curiosa pra ouvir as vozes, vou escutar o que os alunos apresentam, tecer comentários e avaliar o que pode ser feito para melhorar a performance”, antecipa Rosana. As aulas são gratuitas e não exigem inscrições.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895