Maestro suíço rege Ospa em concerto na Capital

Maestro suíço rege Ospa em concerto na Capital

Apresentação com entrada franca ocorre na Igreja da Ressurreição

Correio do Povo

Harpista Cristina de Carvalho é a solista convidada de concerto

publicidade

O maestro suíço Nicolas Rauss e a harpista brasileira Cristina de Carvalho são os convidados para o Concerto Oficial da Ospa, nesta terça-feira às 20h30min, na Igreja da Ressurreição (capela do Colégio Anchieta), em Porto Alegre, com entrada franca. O espetáculo é em homenagem aos 150 anos do nascimento do compositor francês Claude Debussy (1855 - 1899).

O concerto começa com "Hino", do compositor e pianista Hubertus Hofmann (1929 - 2011), que atuou na Ospa por 35 anos. A obra é uma ode à vida, à humanidade, ao cidadão comum, com seus sofrimentos e alegrias. Na sequência, a orquestra executa "The Frescos of Piero", de Bohuslav Martinu. A peça busca captar as sensações e emoções da obra produzida pelo pintor renascentista Piero della Francesca, que decorou a Capela Maior da Igreja de São Francisco. É uma reflexão sobre a experiência artística e a contemplação da arte. A próxima obra a ser executada é "Sinfonia Op. 20", de Ernest Chausson, com características que prenunciam o Impressionismo. Para fechar a audição, "Danças Sacras e Profanas", de Debussy, com o solo de Cristina Carvalho.

O regente Rauss é convidado a participar de festivais internacionais, como os suíços de Lucerna, Lausanne, Tibor Varga de Sion e Archivos Stravinski. Atualmente, é regente convidado de várias orquestras sul-americanas, como a sinfônica do Chile e a do Sodre, no Uruguai. Na Europa, costuma reger a Sinfônica Nacional da Geórgia e as Orquestras de Jovens dos Estados de Schleswig-Holstein, Niedersachsen e da Bavária, na Alemanha. O jornal Le Courrier, de Genebra, definiu: "Nicolas Rauss: regência maravilhosa".

Cristina, nascida em Brasília, é técnica em seu instrumento - Harpa - pela Escola de Música de Brasília. É a primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, convidada principal da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, professora de harpa da Escola de Música de Brasília e tecladista do Coral Filadélfia.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895