MAM São Paulo celebra 72 anos

MAM São Paulo celebra 72 anos

Museu promove exposição, debates e oficinas on-line

Correio do Povo

Fachada do MAM, localizado no Parque Ibirapuera

publicidade

No mês de julho, o Museu de Arte Moderna de São Paulo celebra seus 72 anos com uma programação on-line repleta de conteúdos históricos e atividades inéditas. São mostras e ações norteadas por temas que reforçam o pioneirismo da instituição: o moderno e o contemporâneo, artistas mulheres, missão pedagógica, cultura afro brasileira e o momento atual do Museu.

Entre os dias 6 a 12, a programação será voltada à missão pedagógica do MAM. O conteúdo apresentado nesta semana irá abordar a relevância do Educativo do MAM no trabalho com diversidade de públicos. Como desdobramento, a equipe do Educativo trará, nas mídias sociais do MAM, live de narração de histórias acessível em libras, live oficina de Breaking com T.H. e visita virtual ao córrego do Sapateiro. 

A exposição "A Mão Afro-Brasileira", coletiva histórica realizada no MAM em 1988, será relembrada no conteúdo de 13 a 19. A mostra apresentava um panorama da produção de autoria negra do século XVIII ao XX por meio de obras de artistas como Aleijadinho, Rubem Valentim, Gervane de Paula e Mestre Didi. No decorrer desta semana, o MAM promoverá uma oficina virtual de ritmos africanos com o músico congolês Zola e um encontro online antirracista com Suzane Jardim, historiadora e educadora em questões étnico-raciais

O conteúdo apresentado, entre os dias 20 e 26, será norteado pela particularidade do MAM em ser um Museu de arte moderna e também contemporânea. Serão abordados temas como modernismo, arte indígena como arte contemporânea, e sobre os Panoramas, que foram introdutórios da arte contemporânea no acervo da instituição. 

Para encerrar a programação de aniversário, de 27 a 31, o Museu abordará seu momento atual por meio de experiências virtuais inéditas em sua página do Google Arts & Culture. São recortes inéditos das exposições que serão inauguradas na reabertura do MAM: "Antonio Dias - derrotas e vitórias", "Clube de Colecionadores do MAM - 20 anos e roçabarroca" - "Projeto Parede de Thiago Honório". A exibição on-line deve se estender para agosto. As atividades propostas neste período incluem experiências poéticas e lives sobre as exposições.

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo abriga mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895