Maracatu Truvão apresenta o ritmo de Pernambuco em Porto Alegre neste sábado

Maracatu Truvão apresenta o ritmo de Pernambuco em Porto Alegre neste sábado

Grupo de dança e percussão completa 13 anos com festa e repertório renovado

Correio do Povo

Fundado em 2004, Maracatu Truvão já realizou mais de 250 apresentações

publicidade

Para comemorar seus 13 anos de existência, o Maracatu Truvão realiza uma festa com repertório renovado por toadas próprias e das nações tradicionais de Pernambuco neste sábado, no Afro-Sul Odomodê (Ipiranga, 3850), em Porto Alegre. O evento, com início marcado às 22h, contará ainda com o carimbó do grupo Chamegado e com performance do Dj Malik. Os ingressos antecipados custam R$ 15 e podem ser adquiridos no local, na Lancheria do Parque, na Loja Sirius e no Afro-Sul Odomodê, ou R$ 20 na hora.

O grupo nasceu em 2004, a partir de uma oficina do percussionista Duda Guedes e, desde 2007, faz parte do ponto de cultura Afro Sul Odomodê, que há mais de trinta anos trabalha com a comunidade negra em Porto Alegre. Desde o início, o Maracatu Truvão promove um intercâmbio cultural entre o Rio Grande do Sul e Pernambuco, trazendo anualmente à Capital mestres e batuqueiros das principais nações. Além disso, os integrantes vão com freqüência ao Nordeste para ter contato direto com a cultura abordada.

A agremiação foca seu trabalho no Maracatu-Nação, também conhecido por Maracatu de Baque Virado, uma manifestação genuinamente brasileira resultante da soma de contribuições de diversas tradições seculares, entre as quais a mais conhecida é a festa de coroação de Rei do Congo, que encontra registros em diversas regiões da América Latina. Em seu sincretismo religioso, as Nações costumavam realizar rituais de coroação na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, quando, após a cerimônia, os integrantes do cortejo, vestidos em trajes de gala, percorriam as ruas da cidade.

Em números, o Maracatu Truvão já realizou mais de 250 apresentações, principalmente em centros culturais e praças, das quais mais de cem no Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê, além de inúmeros ensaios e oficinas ministradas, contribuindo com a difusão democrática de uma cultura popular.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895