Marcos Palmeira será homenageado na edição de 30 anos do Festival de Cinema de Vitória

Marcos Palmeira será homenageado na edição de 30 anos do Festival de Cinema de Vitória

No ano em que o evento completa 30 anos de história, o ator receberá o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, publicação inédita e biográfica,

Correio do Povo

Marcos Palmeira se destaca em diversos momentos de sua trajetória, tendo atuado em mais de 40 filmes

publicidade

Um dos artistas mais celebrados do cinema e da televisão brasileira, Marcos Palmeira será homenageado no Festival de Cinema de Vitória. No ano em que o evento completa 30 anos de história, o ator receberá o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, publicação inédita e biográfica, assinada pelos jornalistas Paulo Gois e Leonardo Vais, que aborda sua trajetória profissional. A cerimônia de homenagem será realizada dentro da programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 14 a 18 de junho de 2023, na cidade de Vitória.

“Estou muito honrado com essa homenagem no ano em que o Festival de Vitória completa 30 anos. Será um prazer enorme voltar a Vitória, cidade que me recebeu tão bem e com tanto carinho quando filmei o longa-metragem O Amor Está no Ar, de Amylton de Almeida, nos anos 90. Estou animado para acompanhar de perto esse evento tão especial, pelo qual todo o setor audiovisual tem tanta admiração”, afirmou o ator. 

Carreira 

Com uma extensa carreira, Marcos Palmeira se destaca em diversos momentos de sua trajetória, tendo atuado em mais de 40 filmes, como os longas-metragens Dedé Mamata (1988), de Rodolfo Brandão, que lhe rendeu o Kikito de Melhor Ator, no Festival de Gramado; e Anahy de Las Misiones (1997), de Sérgio Silva, pelo qual recebeu o Troféu Candango, no Festival de Brasília. 

Também esteve na produção capixaba "O Amor Está no Ar" (1997), de Amylton de Almeida, ao lado de Eliane Giardini; e na adaptação do livro "Pelejas de Ojuara", de Nei Leandro de Castro, que se transformou no longa-metragem "O Homem que Desafiou o Diabo", de Moacyr Góes. Um dos seus trabalhos mais recentes para a telona foi "Boca de Ouro" (2020) dirigido por Daniel Filho. Esse filme é uma adaptação da obra teatral de Nelson Rodrigues e no qual Marcos Palmeira interpreta o personagem principal que dá o título das duas obras homônimas. 

Além de quase uma centena de trabalhos no cinema e na televisão, Marcos Palmeira marcou presença nos palcos onde atuou em espetáculos como "Diário Secreto de Adão e Eva" (2000), baseado no texto de Mark Twain, com adaptação e direção de Antonio Abujamra; e "Mais Uma Vez Amor" (2002), de com texto de Rosane Svartman. Seu trabalho mais recente no teatro foi ao lado de Adriana Esteves, na peça "Virgolino e Maria - Auto dos Angicos" (2007). Escrito por Marcos Barbosa e dirigido por Amir Haddad, a montagem acompanhava a última hora de vida de "Lampião e Maria Bonita".


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895