Melhores livros de 2012 serão premiados nesta noite

Melhores livros de 2012 serão premiados nesta noite

Autores gaúchos receberão o Açorianos no Teatro Renascença

Correio do Povo

publicidade

A noite de hoje será para premiar os melhores livros de 2012, editados e publicados em Porto Alegre ou em outros locais com autores da capital gaúcha. O Prêmio Açorianos de Literatura 2012 será entregue nesta segunda, às 20h, no Teatro Renascença, pela Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. A premiação será em dez categorias específicas (Narrativa Longa, Conto, Poesia, Crônica, Ensaio de Literatura de Humanidades, Especial, Capa, Projeto Gráfico, Infantil e Infanto-juvenil), além do Livro do Ano, Destaques do Ano e do Açorianos de Criação Literária. O prêmio de criação literária será disputado entre autores de livros de poesia. Em 2012, será contemplada com R$ 10 mil e a publicação pela Editora da Cidade a obra que vencer entre 'Entrechos ou Valas do Silêncio', de Carlos Augusto Bonifácio Leite; 'Leia Antes de Usar', de Germana Zanettini; 'Noturnos & Vespertinos', de Dogival Duarte; 'Pampabismo/Enigminas: Conversos', de Nei Duclós; 'Ritmo o Ritmo', de Paulo Seben de Azevedo.

Na categoria Narrativa Longa, os concorrentes são 'Entreilha', de Rafael Reginato (Edufsc), 'Neptuno', de Leticia Wierzchowski (Editora Record) e 'Outonos de Fogo', de Marcel Citro (Libretos). Na disputa pelo prêmio de melhor livro de contos de 2012, os concorrentes são 'A Árvore que Falava Aramaico', de José Francisco Botelho (Editoras Asterisco e Zouk), 'Correnteze e Escombros', de Olavo Amaral (Editora 7letras) e 'Enquanto Água', de Altair Martins, que venceu a categoria Narrativa Longa e Livro do Ano em 2010, com 'Parede no Escuro'.

Em Poesia, o grande prêmio da literatura gaúcha será disputado por 'A Chama Azul', de Maria Carpi (Editora AGE); 'Água para Viagem', de Lorena Martins (Editora 7letras) e 'Sétima do Singular', de Diego Grando (Não Editora). A categoria Crônica tem em Airton Ortiz com o seu 'Jerusalém' (Editora Record) um dos favoritos da noite, concorrendo com 'Borralheiro: Minha Viagem pela Casa', do jornalista e escritor Fabricio Carpinejar (Bertrand Brasil) e 'Nas Coxias do Poder', do advogado Ricardo Giuliani Neto (Dublinense).

Outras categorias que terão disputa acirrada são a Infantil, cujos indicados são 'Maria Teresa e o Javali', de Gustavo Finkler (Projeto); 'Medo Dó de Medo Monstro', de Hermes Bernardi Jr. (Zit Editora); 'O Imperdível Menino que Perdia Tudo', de Marcelo Pires (Editora Record). Na categoria Infanto-Juvenil, os indicados são 'Continhos Suspirados com Poesia para Depois das Cinco', de Celso Sisto (Editora Paulinas); 'Decifrando o Ângelo', de Luís Dill (Scipione); e 'Eu e o Silêncio de Meu Pai', de Caio Riter (Editora Biruta). A categoria Ensaio de Literatura e Humanidades terá 'A Ciência como Ela É', de Gilberto R. Cunha (Edição do Autor); 'Afrontar Fronteiras', de Donaldo Schuler (Movimento) e 'Caso Última Hora', de Maikio Guimarães (BesouroBox).


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895