Michael J. Fox vai receber prêmio honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Michael J. Fox vai receber prêmio honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Mais três profissionais do cinema serão homenageados

Adriana Androvandi

Michael J. Fox

publicidade

Quatro estatuetas do Oscar serão concedidas a profissionais que marcaram a história do cinema. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Seu Conselho de Governadores votou para apresentar prêmios honorários a Euzhan Palcy, Diane Warren e Peter Weir e o Prêmio Humanitário Jean Hersholt a Michael J. Fox.  Os troféus serão apresentados no 13º Governors Awards da Academia no dia 19 de novembro de 2022 em Los Angeles.

"O Conselho de Governadores da Academia tem a honra de reconhecer quatro indivíduos que fizeram contribuições indeléveis para o cinema e para o mundo em geral", anunciou o presidente da Academia David Rubin em um comunicado. Ele destacaou a incansável defesa da pesquisa sobre a doença de Parkinson de Fox, ao lado de seu otimismo ilimitado, como exemplo de como uma pessoa pode influenciar o futuro para milhões. Euzhan Palcy é uma cineasta negra pioneira que marcou a história do cinema.  A música e as letras de Diane Warren ampliaram o impacto emocional de inúmeros filmes e inspiraram gerações de artistas musicais. E, por fim, Rubin descreveu Peter Weir como um diretor com habilidade para revelar toda uma gama de experiências humanas.

Fox ganhou fama interpretando Alex P. Keaton na série "Family Ties".  Seus filmes de sucesso incluem a franquia "De Volta para o Futuro".  Ele retornou à televisão em seu premiado papel em "Spin City", seguido por participações em séries como "Rescue Me", "The Good Wife" e "Curb Your Enthusiasm".  Seus muitos prêmios incluem cinco Emmys, quatro Globos de Ouro, um Grammy, dois prêmios Screen Actors Guild, um People's Choice award, e GQ Man of the Year.  O ator dedica a Fundação Michael J. Fox para pesquisa de Parkinson.  

Euzhan Palcy, nascida na Martinica, é escritora e cineasta. Seu primeiro longa-metragem, "Sugar Cane Alley", foi premiado no Festival de Veneza de 1983, sendo o primeiro troféu para um diretora negra no evento.  "O trabalho de Palcy tem sido uma inspiração para cineastas, artistas contemporâneos e romancistas", diz o comunicado da Academia.

Quanto a Diane Warren, foi descrita como uma das mais prolíficas compositoras contemporâneas e autora canções originais para mais de 100 filmes.  Ela ganhou 13 indicações ao Oscar na categoria Canção Original, começando em 1987 e dentro de cada uma das últimas cinco décadas, por canções como "Because You Loved Me" e "Stand Up for Something".  Ela colaborou com artistas consagrados como Beyoncé, Cher, Celine Dion, Whitney Houston, Jennifer Hudson, Lady Gaga, John Legend, Reba McEntire e Carlos Santana.

Uma figura importante no movimento cinematográfico australiano New Wave na década de 1970, Weir emergiu como um cineasta visionário com "Picnic na Montanha Misteriosa". Com "Gallipoli" (1981) abordou fatos históricos que envolveram Austrália e Inglaterra na I Guerra Mundial, em um filme que deu visibilidade para o então jovem Mel Gibson.  Ele ganhou indicações ao Oscar por "A Testemunha", "Sociedade dos Poetas Mortos", "O Show de Truman" e "Mestre dos Mares", pelo qual também recebeu uma indicação de Melhor Filme, e ganhou uma indicação de Roteiro por "Green Card".  

O Prêmio Honorário, uma estatueta do Oscar, é dado "para honrar uma distinção extraordinária na realização vitalícia, contribuições excepcionais para o estado das artes e ciências cinematográficas, ou para um excelente serviço à Academia".

O Prêmio Humanitário Jean Hersholt, também estatueta do Oscar, é dado "a um indivíduo nas artes e ciências cinematográficas cujos esforços humanitários trouxeram crédito à indústria".


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895