Michael Jackson quebra recorde histórico com "Thriller"

Michael Jackson quebra recorde histórico com "Thriller"

Álbum do Rei do Pop é o primeiro a vender mais de 30 milhões de unidades nos Estados Unidos

Correio do Povo e AFP

Com o recorde, um em cada dez americanos possuem uma cópia do disco

publicidade

O terceiro álbum de Adele, "25", teve uma estreia avassaladora com mais de 5 milhões de cópias vendidas nas três primeiras semanas, mas quem bateu um recorde histórico nesta semana foi Michael Jackson.

Mesmo depois de morto, o ícone pop continua mostrando sua irreverência e arrecadando distinções musicais: o álbum "Thriller", que já ostentava o título de mais comercializado da história, se tornou o primeiro a vender mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos. Assim, conquistou o título de única obra a obter "30 vezes o disco de platina", que se é concedido a cada milhão de unidades vendidas. 

Isso significa que um em cada dez americanos tem uma cópia do CD, lançado em novembro de 1982. "Concedemos condecorações a recordes há aproximadamente 60 anos, mas é a primeira vez que um artista conseguiu 30 vezes a distinção de platina", assinalou Cary Sherman, presidente da Associação da Indústria Fonográfica dos EUA. "Isso é um êxito excepcional e testemunha como 'Thriller' conseguiu um lugar duradouro em nossos ouvidos e em nossa história musical", completou.

Com essa conquista, o álbum do Rei do Pop se isola no topo dos mais vendidos em território norte-americano, seguido pela coleção “Their Greatest Hits: 1971-1975”, da banda Eagles, que carrega o certificado de "29 vezes platina". Somente nove obras tiveram mais de 20 milhões de cópias vendidas nos EUA e elas pertecem, além das duas citadas acima, a Billy Joel, Led Zeppelin, Pink Floyd, AC/DC, Garth Brooks, Fleetwood Mac e Shania Twain.

Já ao redor do mundo, mais de 110 milhões de unidades do disco já foram vendidas, o que dá o títlulo de disco mais comercializado da história a Jackson. A vantagem sobre o segundo colocado é grande: o AC/DC vendeu pouco mais de 50 milhões de cópias do trabalho "Back In Black", de 1980.

Além disso, "Thriller" chegou ao topo das paradas em quase todos os mercados musicais do planeta, atingindo a colocação máxima em 13 países. Com o trabalho, o astro pop ostenta outros recordes: em 1984, obteve 12 indicações ao Grammy em uma única edição e venceu em oito categorias, marca que foi igualada pelo mexicano Carlos Santana em 2000.

"Thriller" foi considerado um grande avanço na comercialização e promoção da música, pois o Rei do Pop aproveitou as possibilidades do então nascente canal MTV para promover suas músicas com clipes muito populares. "É claro que Michael Jackson é simplesmente o melhor e o maior de todos os tempos", comentou o presidente da gravadora Epic Records, o empresário L.A. Reid. "Não somente sua colocação nas paradas, hits e vendas são surpreendentes, mas a sua musicalidade pura eram difíceis de mensurar em palavras. 'Thriller' foi um marco e eletrificante... foi perfeição".

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895