Morre Antonio Gala, escritor espanhol, aos 92 anos

Morre Antonio Gala, escritor espanhol, aos 92 anos

Escritor e poeta que foi um sucesso de vendas em seu país, a Espanha, no fim do século passado

AE

No começo dos anos 2000, Gala criou a Fundação Antonio Gala para Jovens Criadores

publicidade

Antonio Gala, escritor e poeta que foi um sucesso de vendas em seu país, a Espanha, no fim do século passado, morreu neste domingo, aos 92 anos de idade. Segundo a AFP, a informação foi anunciada pela editora Planeta, mas a causa da morte não foi divulgada.

"Lamentamos comunicar que hoje morreu nosso querido autor e amigo Antonio Gala, um dos escritores mais destacados da literatura espanhola. Sempre lembraremos dele por seu legado literário e seu apoio aos jovens criadores", disse comunicado do grupo editorial, que publicava seus livros.

O ministro da Cultura da Espanha, Miquel Iceta, também lamentou a morte: "Descanse em paz, sua obra ficará para sempre".

Antonio Gala nasceu em Ciudad Real, na Espanha, em 1930, e publicou livros de poemas e obras de teatro, mas teve grande destaque em 1990, quando "El Manuscrito Carmesi", seu primeiro romance, ganhou o Prêmio Planeta. Três anos depois, publicou "La Pasión Turca", que ganhou versão no cinema por Vicente Aranda, protagonizada por Ana Belén, sucesso de bilheteria na Espanha.

No começo dos anos 2000, criou a Fundação Antonio Gala para Jovens Criadores, para incentivar os mais novos. O escritor viveu seus últimos anos na sede de sua fundação, em Córdoba.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895