Morre aos 70 anos o ator Paul Reubens

Morre aos 70 anos o ator Paul Reubens

O artista lutava contra um câncer

Correio do Povo e AE

O longa "Pee-Wee's Big Holiday", de 2016, foi a despedida do ator das telonas com o personagem que o tornou conhecido

publicidade

O ator Paul Reubens morreu aos 70 anos no domingo. Ele lutou contra um câncer por seis anos de forma privada.

Paul Reubens, nome artístico de Paul Rubenfeld, foi um ator, dublador, produtor, roteirista e comediante americano. Ele foi mais conhecido por seu famoso personagem e alter ego Pee-wee Herman. Ele nasceu em Peekskill, Nova York e cresceu em Sarasota, Flórida (EUA).

A notícia foi dada na página do Instagram do artista: 

"Ontem à noite nos despedimos de Paul Reubens, um icônico ator, comediante, escritor e produtor americano cujo amado personagem Pee-wee Herman encantou gerações de crianças e adultos com sua positividade, capricho e crença na importância da bondade. Paul lutou bravamente e em particular contra o câncer por anos com sua tenacidade e sagacidade. Um talento talentoso e prolífico, ele viverá para sempre no panteão da comédia e em nossos corações como um amigo querido e homem de caráter notável e generosidade de espírito."

Na publicação, também havia um texto escrito pelo próprio Paul em que ele dizia: "Por favor, aceite minhas desculpas por não tornar público o que tenho enfrentado nos últimos seis anos. Sempre senti muito amor e respeito de meus amigos, fãs e apoiadores. Eu amei muito todos vocês e gostei de fazer arte para vocês", finalizou.

O artista começou sua carreira no teatro. O ator de Pee-wee Herman Show começou a interpretar o personagem icônico em 1982, passando a estrelar "Pee-wee’s Big Adventure", "Big Top Pee-Wee" e "Pee-wee’s Playhouse".. Depois o personagem ganhou adaptação para o cinema em 1985 sob direção de Tim Burton, com o título "As Grandes Aventuras de Pee-Wee". O personagem depois ainda ganhou um seriado.

Na década de 1990, fez papeis coadjuvantes, como nos filmes "Buffy - A Caça Vampiros", "Batman - O Retorno" (1992) e "Matilda" (1996), entre outros.

Ele retornou com Pee-wee Herman para a Broadway em 2010. Em 2016, co-escreveu e estrelou foi lançado o último filme com o personagem que o tornou conhecido, com o título "Pee-Wee's Big Holiday" na Netflix.

O personagem ainda rendeu a Paul Reubens uma estatueta do Emmy e outras sete indicações ao maior prêmio da TV americana, além de uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

 

Prisão

 

Sua vida pessoal causou polêmica quando a polícia apreendeu entre seus pertences uma coleção pornográfica. A discussão sobre a preseneça de imagens com menores ou não no material acabou nos tribunais, mas no final a acusação foi retirada. Seu comportamento ao longo de anos, contudo, gerou outras controvérsias.

Em 1991, o ator e comediante foi preso em um cinema adulto, na Flórida, nos Estados Unidos, ao expor suas partes íntimas e acusado de atentado ao pudor, o que levou ao cancelamento da atração e quase ao fim de sua carreira.

Quase duas décadas depois, ele afirmou que era inocente em uma entrevista para a Playboy. "Sou destro e o relatório da polícia disse que eu estava me masturbando com a mão esquerda. Isso teria sido o fim do caso ali mesmo, prova que não poderia ter sido eu", disse.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895