Morre Carlos Lyra, um dos criadores da bossa nova, aos 90 anos

Morre Carlos Lyra, um dos criadores da bossa nova, aos 90 anos

Artista estava internado em um hospital particular na zona oeste do Rio de Janeiro desde a última quinta-feira

Correio do Povo

Cantor faleceu aos 90 anos

publicidade

Na madrugada deste sábado (16), morreu o cantor Carlos Lyra, um dos criadores da bossa nova, aos 90 anos. Segundo informações da Record Rio, o artista estava internado em um hospital particular na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, desde a última quinta-feira (14).

Segundo publicação nas redes sociais do artista, a morte foi "inesperada". Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do corpo do compositor.

Carlos Lyra nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. O artista aprendeu a tocar violão na adolescência, quando ganhou o instrumento porque precisaria ficar de cama por seis meses após ter quebrado a perna em uma competição esportiva.

Durante a juventude, ele montou a Academia de Violão, com o compositor Roberto Menescal. Dessa forma, os dois começaram a viver de música e conheceram nomes como Marcos Valle, Nara Leão e outros.

Lyra fez parte da primeira geração da bossa nova. A música que o deixou famoso é "Menino", gravada, em 1956, por Sylvia Telles. Outras composições célebres do artista são "Maria Ninguém", "Você" e Eu" e "Minha Namorada", por exemplo.

Carlos Lyra deixa uma filha, Kay Lyra, fruto do relacionamento que teve com a atriz e modelo americana Kate Lyra, e a mulher, a produtora Magda Botafogo.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895