Morre Chico Anysio, aos 80 anos

Morre Chico Anysio, aos 80 anos

Comediante estava internado desde o início de dezembro, no Rio de Janeiro

Correio do Povo

Chico começou a carreira na Rádio Guanabara, como locutor, radioator e comentarista de futebol

publicidade

Morreu nesta sexta-feira o humorista Chico Anysio, aos 80 anos, com falência múltipla dos órgãos. Ele foi internado no dia 5 de dezembro no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com infecção urinária. Chegou a receber alta duas semanas depois, mas voltou à instituição de saúde no dia 22 de dezembro com hemorragia digestiva. O humorista ficou no Centro de Tratamento Internsivo da instituição, teve a hemorragia controlada, depois apresentou uma série de problemas pulmonares e renais e respirava com a ajuda de aparelhos.

Saúde debilitada

Em agosto de 2010, ele foi internado com um quadro de hemorragia digestiva e submetido a uma cirurgia para a retirada de parte do intestino grosso, após os médicos contatarem uma inflamação. Na recuperação, foi diagnosticado com pneumonia e dias depois passou por uma nova cirurgia para a revisão do trânsito intestinal. Segundo boletim do hospital, Chico apresentou uma obstrução intestinal por conta de uma reação do organismo, após o primeiro procedimento. Teve alta depois de 17 dias internado.

No início de dezembro, ele foi internado com falta de ar e dor no peito. Constatada uma obstrução de uma das coronárias, ele foi submetido a uma angioplastia. Após novo quadro de falta de ar, ele foi diagnosticado com tamponamento cardíaco. A alta veio só no final de março de 2011, após 110 dias de internação e uma série de procedimentos, que incluíram traqueostomias e endoscopias. Mas depois que voltou a ser internado no Hospital Samaritano, no final do ano passado, passou por uma série de complicações de saúde, e não resistiu.

Biografia

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, Chico Anysio, nasceu em Maranguape, no Ceará, em 12 de abril de 1931, e foi para o Rio de Janeiro aos 8 anos de idade. Começou a carreira na Rádio Guanabara, como locutor, radioator e comentarista de futebol. Nas chanchadas da década de 1950, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator.

Começou na TV Rio em 1957, com Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, mais tarde chamado de Chico Total. Ele escrevia e interpretava seus próprios textos no rádio, na televisão e no cinema. Em 1971, ele estrelou o Chico Anysio Show, na Rede Globo, que ficou dois anos no ar e deu lugar, de 1973 a 1980, ao programa Chico City – cidade fictícia do interior nordestino que abrigava seus personagens.

Repaginado, Chico Anysio Show voltou às telinhas em 1982 e ficou até 1990. Foi nesse ano que a Escolinha do Professor Raimundo voltou para a televisão (o formato estreou como programa de rádio, em 1952, e na TV em Rio em 1957, passando pela Excelsior e Tupi antes de chegar à Globo). Estados Anysios de Chico City, em 1991, Chico Total, em 1995, foram outros programas que exibiam as diversas faces do humorista.

Entre os principais personagens, estão Alberto Roberto, Al Cafone, Azambuja, Bento Carneiro, Bóris, Bozó, Coalhada, Haroldo, Hilário, Jovem, Justo Veríssimo, Lobo Filho, Nazareno, Neyde Taubaté, Painho, Pantaleão, Paulo Brasilis, Popó, Primo Rico, Professor Raimundo, Salomé, Silva, Tim Tones, Véio Zuza e Washington.

Em novembro de 2009, Chico Anysio fez seu último show em Porto Alegre, ao lado de Tom Cavalcanti. Em "Chico.Tom", cada um fez uma apresentação solo e depois interpretam, respectivamente, Professor Raimundo e João Canabrava. Foi na "Escolinha do Professor Raimundo" que Chico deu uma chance para que o redator Tom mostrasse seu talento diante das câmeras como um hilariante bêbado.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895