Morre Edgardo Xavier, um dos fundadores da Feira do Livro da Capital

Morre Edgardo Xavier, um dos fundadores da Feira do Livro da Capital

Livreiro tinha 92 anos e faleceu na noite desta segunda-feira

Luiz Gonzaga Lopes

Edgardo Xavier tinha 92 anos

publicidade

O livreiro português radicado em Porto Alegre desde 1954, Edgardo Xavier, de 92 anos, faleceu na noite desta segunda-feira, vítima de infarto, em sua casa na rua Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento. Xavier é o único remanescente da turma de livreiros que fundou a Feira do Livro de Porto Alegre, em 1955. Em novembro de 2014, Xavier concedeu entrevista ao Caderno de Sábado sobre as diferenças da Feira do Livro desde que começou com a Livraria Leonardo da Vinci até os tempos atuais.

"O livreiros fizeram a Feira do Livro, os jornalistas a tornaram popular", disse Edgardo na entrevista, elogiando sempre o trabalho da imprensa em popularizar a feira de todos os gaúchos. Edgardo era sogro do patrono da 60ª Feira do Livro em 2014, Airton Ortiz. O livreiro participou de 59 edições da Feira, menos da do ano passado, pois já encontrava-se doente, precisando de aparelho respiratório.

O velório será realizado na Capela B do Cemitério Jardim da Paz, na zona Leste de Porto Alegre. O sepultamento está marcado para as 17h30min.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895