Morre escritor e poeta americano Denis Johnson

Morre escritor e poeta americano Denis Johnson

Autor faleceu aos 67 anos de câncer no fígado

AFP

publicidade

O escritor e poeta americano Denis Johnson, considerado um dos mais brilhantes de sua geração, faleceu aos 67 anos de câncer de fígado, noticiaram veículos de comunicação americanos. Denis Johnson faleceu nesta quarta-feira em sua casa, na Califórnia.

Ele foi autor, entre outros, de "Árvore de Fumaça", romance que evoca as operações clandestinas dos Estados Unidos durante a guerra do Vietnã, premiado, em 2007, com o National Book Award. Elogiado por pesos-pesados da literatura americana, como Saul Bellow e Philip Roth, Denis Johnson também foi autor de "Jesus' Son", uma compilação de notícias de 1992 que mergulha no mundo das drogas na zona rural dos Estados Unidos.

O próprio Johnson precisou lidar com a dependência em álcool e drogas durante parte de sua vida. Esta compilação é "brutalmente honesta e dolorosamente bela", não "romantiza", é "esse universo sombrio", mas se mantém "aberto ao fato de que apesar de tudo, podemos viver em um mundo romântico ao ponto de partir o coração", declarou, em 2007, ao escritor Nathan Englander, na rádio pública NPR.

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895