Morre ilustrador Renato Canini, aos 77 anos

Morre ilustrador Renato Canini, aos 77 anos

Desenhista atribuiu toques brasileiros a Zé Carioca

Luciara Schnied / Correio do Povo

Renato Canini e sua obra principal, Zé Carioca

publicidade

O ilustrador Renato Canini, morreu na noite desta quarta-feira, em Pelotas, vítima de um mal súbito. Natural de Paraí, no Rio Grande do Sul, ele vivia em Pelotas há 20 nos ao lado da esposa Maria de Lourdes Martins Canini. O desenhista, que tinha 77 anos, foi homenageado em 2003 com o Troféu HQ Mix, recebendo o título de "Grande Mestre" do quadrinho
nacional e teve como principal marca o trabalho de “abrasileirar” o personagem Zé Carioca, da Disney.

Canini iniciou sua carreira no mundo das ilustrações aos 21 anos. À época, foi admitido pela revista Cacique após enviar alguns desenhos e ter o trabalho aprovado. Depois, colaborou com charges e o talento próprio para diversas publicações. Em 1967, foi contratado para ilustrar uma revista da Igreja Metodista.

Aos poucos, Canini viu a carreira decolar. Depois do primeiro trabalho em São Paulo, foi chamado para trabalhar na Editora Abril. O que lhe tornaria um mestre no que fazia, porém, veio em 1970. Já de volta ao Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o ilustrador "abrasileirou" o personagem Zé Carioca, dando um estilo mais brasileiro ao desenho de histórias em quadrinhos. Fez isso por cerca de cinco anos o que o tornou célebre como ilustrador.

Em 2005, ele recebeu o título de Cidadão Pelotense. O enterro de Canini será nesta quinta-feira, às 16h, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, Capela B.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895