Morre o cineasta mineiro Guilherme Fiúza

Morre o cineasta mineiro Guilherme Fiúza

Cineasta sofreu um infarto na última quarta-feira e estava internado em Belo Horizonte

Correio do Povo

Morre cineasta mineiro Guilherme Fiuza

publicidade

Na noite do último sábado morreu o cineasta mineiro Guilherme Fiúza, de 56 anos, que teve um infarto na última quarta-feira (1/5) e estava internado em uma unidade hospitalar de Belo Horizonte.

Conforme as informações de amigos próximos do produtor de filmes, Fiúza estava em um restaurante próximo de onde morava quando sofreu o infarto. Ainda no local fizeram os procedimentos de reanimação e, após aproximadamente 30 minutos, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou e o levou para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde permaneceu até morrer.

Amigos do cineasta lamentaram a morte, como o também cineasta Helvécio Ramon para quem Guilherme era um lutador incansável pelo cinema brasileiro, em especial, o cinema mineiro.

Patrícia Fiúza, jornalista e prima do cineasta, compartilhou uma homenagem emocionante nas redes sociais. “Dos meus primos, o que eu mais tive contato. Pudera. Ainda criança, eu ficava admirada vendo ele falar sobre TV e cinema. Vá em paz, primo. Minha referência. Tenho muito, muito orgulho de você”, traz um trecho da publicação.

Ele iniciou sua carreira em 1993, e rapidamente se estabeleceu como um profissional versátil, trabalhando como produtor e assistente de direção ao lado de renomados diretores como Tizuka Yamasaki e Helvécio Ratton.

No ano de 2014 alcançou um dos pontos altos de sua carreira ao dirigir e produzir "O Menino no Espelho", baseado na obra de Fernando Sabino, que alcançou sucesso de crítica e foi distribuído em 16 países.

Nos últimos anos, Guilherme se destacou como parecerista de importantes editais de cinema e dirigiu projetos significativos como a série "Cientistas Brasileiros" e o longa de animação "Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro". Seu trabalho mais recente inclui a série em animação "Cosmo – O Cosmonauta".

Fiuza também era presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais (Sindav-MG), com uma trajetória de mais de 25 anos no setor audiovisual,


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895