Mostra "3x4 Vis(i)ta" é prorrogada na Casa de Cultura

Mostra "3x4 Vis(i)ta" é prorrogada na Casa de Cultura

Projeto pode ser conferido até o dia 28 de agosto

Correio do Povo

Em primeiro plano, obra de Helena Ávila

publicidade

Prevista para terminar no final de julho, a exposição “3x4 Vis(i)ta” foi prorrogada até 28 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea do RS, na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). As galerias Xico Sotkinger e Sotero Cosme sediam as obras produzidas por Carlos Krauz, Helena d´Ávila, Laura Fróes e Nelson Wilbert, a partir das visitas realizadas de 2006 a 2012 aos ateliês dos artistas Roseli Jahn, Gonzaga, André Venzon, Maria Lúcia Cattani, Mário Röhnelt, Frantz e Vera Chaves Barcellos e Patrício Farías. A visitação pode ser feita às segundas, das 14h às 19h; de terças a sextas, das 9h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.

Tudo começou em 2005, quando os artistas visuais e amigos Carlos Krauz, Helena d´Ávila, Laura Fróes e Nelson Wilbert realizaram a exposição “3X4 Construindo a Identidade”. Ela apresentava três trabalhos de cada artista, relacionados a épocas importantes de suas formações: a infância; o período no Instituto de Artes da Ufrgs, onde todos se conheceram; e a época atual, no caso, 2005.

A experiência os motivou a abraçar um projeto coletivo, batizado de “3X4 Vis(i)ta”, que consistia, como o próprio nome sugere, em realizar visitas a ateliês de artistas cujos trabalhos todos admiravam. Mas, não apenas isso: o quarteto também se propunha a abrir esses ateliês para o público, durante um único dia, um único turno, sempre num sábado à tarde. E, nesse dia, apresentavam obras e intervenções suas, em diálogo com as obras do artista visitado. Entre 2006 e 2012, foram oito edições, com nove participações.  

O ineditismo do projeto marcou o circuito da arte contemporânea em Porto Alegre. Assinalando um fechamento do projeto, a mesma Galeria Xico Stockinger, onde tudo começou, está recebendo a exposição, onde abriga obras dos artistas do 3X4, dos artistas visitados e pertencentes, na sua grande maioria, ao acervo do museu. A exposição, com curadoria de Paula Ramos, também anuncia o lançamento, no início do segundo semestre deste ano, do livro documental sobre o projeto. A visitação é totalmente gratuita.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895