Mostra expõe o existir e resistir de uma ocupação cultural

Mostra expõe o existir e resistir de uma ocupação cultural

Exposição ‘(R)EXISTE!’ tem abertura neste sábado no final da manhã, na Galeria
Ecarta, com cortejo, mostra e oficinas e segue até 5 de fevereiro

Arte & Agenda

Exposição “(R)EXISTE!” apresenta pinturas, mosaicos, artesanato em recicláveis, fotos, vídeos e desenhos contando a história da atuação do Projeto Ocupação Cultural (POC),

publicidade

Galeria Ecarta (João Pessoa, 943) recebe a exposição “(R)EXISTE!”, com abertura neste sábado, a partir das 11h. A mostra apresenta pinturas, mosaicos, artesanato em recicláveis, fotos, vídeos e desenhos contando a história da atuação do Projeto Ocupação Cultural (POC), propondo reflexão sobre arte, realidade social e resistência. O coletivo apresenta o resultado de oficinas com moradores do Assentamento 20 de Novembro, Ocupação Ksa Rosa, coletivo Peregrinos Sem Fronteiras e População em Situação de Rua - artistas do improvável. As oficinas foram realizadas em três encontros no mês de dezembro reunindo pessoas em vulnerabilidade social, artistas e educadores, desenvolvendo arte com recicláveis, pintura e mosaico de forma gratuita. As produções foram realizadas na Ksa Rosa com orientação da oficineira Maristoni Moura, coordenadora da ocupação localizada na rua Voluntários da Pátria, 1039. “São encontros construídos em ocupações ou em parceria com comunidades vulnerabilizadas, promovendo acesso à cultura e à produção cultural, potencializando a existência dessas comunidades e causas no simbólico e no concreto”, detalha o curador Fernando Knup.

“A exposição é fruto de uma rede de solidariedade que se fortalece com cultura, virando força para somar nas lutas”, pontua o curador e integrante do POC, João Kowacs. “Estamos em um espaço de galeria, convidando a comunidade a conhecer mais sobre ocupações e territórios em disputa, lares de pessoas vulnerabilizadas pela lógica social que exclui, onde resiste a potência de vida e do vivenciar da arte”, completa.

“A própria presença dos corpos que se chocam contra a paisagem urbana hostil e resistem à necropolítica se fazendo presentes em um espaço de galeria, é por si só uma proposta de arte e produção de encontro. A ideia é uma escuta do que esse encontro produz. O que estes vizinhos e companheiros de cidade tem a nos dizer?”, indagam os curadores.

A abertura da “(R)EXISTE!” terá aspectos particulares com o cortejo a partir de convite aos frequentadores da feira ecológica da rua José Bonifácio, próximo à Ecarta. “Será uma manhã com quitutes feitos pelo compositor e cozinheiro Cosme Rodrigues, marcando o início da exposição que combina arte, encontro e vida”, conta João Kowacs. Logo após, Fernando Knup ministra oficina de serigrafia em que será estampada a arte do cartaz do Projeto Ocupação Cultural. A comunidade pode levar camisetas, bolsas ou outras superfícies para impressão artesanal no local. Visitação até 5 de fevereiro.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895