Mostra “Pintura e Desenho”, de Karin Lambrecht, encerra domingo

Mostra “Pintura e Desenho”, de Karin Lambrecht, encerra domingo

Exposição tem entrada gratuita no Instituto Ling

Correio do Povo

Mostra da artista encerra neste domingo e tem entrada gratuita

publicidade

A exposição Pintura e Desenho, da artista Karin Lambrecht, fica em cartaz no Instituto Ling (João Caetano, 440), na Capital, até este domingo. Desde a sua abertura em fevereiro, a mostra já foi visitada por mais de cinco mil pessoas. Outras 300 participaram das atividades da ação educativa (visitas guiadas e oficinas), palestras e sessão comentada de filmes sobre a artista.

A obra de Karin trata da dignidade espiritual e simbólica da arte, da religiosidade e da transcendência. Trabalhando no campo expandido da pintura, a artista usa sucatas e objetos variados, além de pigmentos de cores vibrantes produzidos por ela mesma e materiais orgânicos, como sangue animal, carvão, água da chuva e terra. Elementos recorrentes em sua obra como as cruzes, o corpo humano e palavras enigmáticas escritas à mão ou carimbadas, emergem das camadas de tinta e sugerem temas como doença, morte e cura.

A exposição traz três grandes obras - duas pinturas e uma instalação, composta por seis desenhos e materiais variados - criadas entre 2009 e 2014. A instalação “Eu sou tu - uma tenda de voal” na qual é possível se deitar - é inspirada no capítulo “Neve”, do romance “A Montanha Mágica”, de Thomas Mann, e representa um lugar de cura.

Já as pinturas “Encontro” e “Schattenwelt” (mundo das sombras), em acrílico sobre tela, apresentam grandes campos de cor e trazem a cruz como elemento principal, tratando de seu anseio por retomar a dignidade espiritual e simbólica da arte, o retorno ao mundo natural, à religiosidade e à transcendência. Nos desenhos apresentados, como os da série “Perdão”, Karin incorpora pedaços de tijolos de barro tradicionais, feitos de argila.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895