Mostra “Recordar é Viver − Memórias do Carnaval” é atração na Cinemateca Capitólio

Mostra “Recordar é Viver − Memórias do Carnaval” é atração na Cinemateca Capitólio

Seleção de filmes carnavalescos entra em cartaz nesta quinta-feira

Correio do Povo

Breno Mello e Marpessa Dawn em 'Orfeu do Carnaval'

publicidade

A Cinemateca Capitólio apresenta, a partir deste dia 2 de março, a mostra “Recordar é Viver − Memórias do Carnaval”. A programação irá apresentar uma seleção especial de filmes que tem a temática do Carnaval em suas narrativas e foram realizados entre as décadas de 1920 e 2010 no Brasil ou no exterior.

A sessão de abertura ocorre nesta quinta-feira, às 19h30min, com “Orfeu do Carnaval” (1959), do francês Marcel Camus, inspirado no texto teatral “Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Moraes. A sessão do grande clássico vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e protagonizado pelo ator porto-alegrense Breno Mello será apresentada pelo diretor e roteirista Alexandre Derlan. A mostra segue até 12 de março, com diferentes filmes a cada dia. Dez títulos serão exibidos com entrada franca e os demais terão ingressos populares (R$ 10,00). 

Na sexta-feira, 3, o Projeto Raros acompanha a mostra, apresentando dois filmes dirigidos por Vera de Figueiredo: "Artesanato do Samba" (co-dirigido por Zózimo Bulbul) e "Samba da Criação do Mundo", inspirado no enredo que a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis elaborou para o desfile de 1978. 

Outro destaques é “Quando o Carnaval Chegar”, de Cacá Diegues (1972), a ser exibido no domingo, às 17h. Este filme tem no elenco Chico Buarque, Nara Leão, Maria Bethânia, Hugo Carvana, Elke Maravilha, Odete Lara, Antônio Pitanga e José Lewgoy.

Duas produções do Rio Grande do Sul ganham sessões na mostra: "Errante – Um Filme de Encontros", de Gustavo Spolidoro, e "Harmonia", de Jaime Lerner. O público poderá assistir ainda a grandes ficções carnavalescas de realizadores como Nelson Pereira dos Santos, Julio Bressane, Walter Lima Jr., Fernando Coni Campos, Watson Macedo e José Carlos Burle.

Haverá um panorama de documentários: "O Que Foi o Carnaval de 1920!", de Alberto Botelho, "Carnaval de Rua de Porto Alegre", produzido pela Wilken Filmes, "Carnaval do Rio de Janeiro", do chileno Aldo Francia, "Nossa Escola de Samba", de Manuel Horácio Gimenez, e "Arrasta a Bandeira Colorida", de Luna Akalay e Aloysio Raulino.

As célebres festas de Sevilla e Veneza também estarão na tela em duas obras-primas: "Mulher Satânica", de Josef von Sternberg, protagonizado por Marlene Dietrich, e "Casanova de Fellini", de Federico Fellini. A mostra tem o apoio do Centro Técnico Audiovisual, da Cinemateca Nacional de Chile, do Canal Thomaz Farkas e da Versátil Filmes. 

A Cinemateca Capitólio fica na rua Demétrio Ribeiro, 1085 (esquina com Avenida Borges de Medeiros), Centro Histórico de Porto Alegre.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895