Mostras de Artes Visuais para fechar o janeiro

Mostras de Artes Visuais para fechar o janeiro

“Arte da Corda Bamba” no Força e Luz; “Ocupa”, da Custódio, no Vasco 1020, e “Schwestern” no Museu Julio entram em cartaz

Correio do Povo

"Arte da Corda Bamba", de Rogério Livi, abre hoje no Espaço Força e Luz; Obra de Bianca Foratori está na mostra “Ocupa” que ocorre no Vasco 1020

publicidade

Duas mostras de Artes Visuais fecham o primeiro mês do ano na capital gaúcha. O Espaço Força e Luz apresenta, a partir desta terça-feira, às 19h, a exposição “Arte da Corda Bamba”, do artista Rogério Livi. Com curadoria de José Francisco Alves, a mostra conta com trabalhos produzidos e exibidos desde 2004, alguns agora atualizados e adaptados, além de obras novas, criadas especialmente para o espaço expositivo.

O título da exposição vem de outro trabalho do artista, de 2000, que faz parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e consiste em uma releitura do canônico readymade de Marcel Duchamp, feito com um banco de madeira e uma roda de bicicleta, em 1913. A partir da obra, Rogério nos lembra que Duchamp e suas provocações colocaram o sistema da arte ocidental em uma autêntica corda bamba. A exposição sintetiza, assim, suas preocupações artísticas basilares, numa referência à história da arte e à gênese da arte contemporânea.

Nascido em Cachoeira do Sul, RS, Rogério Livi é doutor em Física pela Ufrgs, onde foi professor e pesquisador. Desde 1998 se dedica à escultura, desenho, história da arte e fotografia, cursando oficinas no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Com sua produção, integrou-se ao sistema de arte gaúcho, em atividade constante, ininterrupta, de pesquisa artística, produção e consequente participação em exposições individuais e coletivas. Seu trabalho tem a predominância da escultura, mas tendo esta linguagem como um ponto de partida para suas investigações e inquietações, experimentos de materialidades que ascendem ao mundo sensível, poético. A partir de um determinado interesse, seu trabalho pode concretizar-se como uma escultura, objeto cinético, desenho, gravura, ou algo que nem há como categorizar.

Após o sucesso da 1ª edição do Samba Custódio, realizado no Agulha, no domingo, 28, a Custódio Galeria apresenta a cápsula relâmpago da Custódio, denominada “Ocupa”, que se inicia hoje, 18h, no Vasco 1020 (Vasco da Gama, 1020). “O Vasco tem oito anos e vem se consolidado como um dos bares de drinks preferidos dos porto-alegrenses. Abrir as portas para uma ocupação de arte é uma forma de ampliar e enriquecer o nosso público”, afirma Eduardo Titton, empresário responsável pelos bares. Para Anderson Coelho, empresário e responsável pela curadoria da Custódio, a parceria é estratégica para impulsionar a arte e proporcionar experiências reais ao público frequentador dos espaços. “Ficamos felizes em fechar essa parceria, tão importante, para a Custódio e para quem admira ou quer conhecer um pouco mais sobre os novos artistas”, diz. A “Ocupa” acontece no Vasco 1020 até 1º de março e conta com obras dos artistas Cacimba, Santiago Pooter, Pamela Zorn, Robson Marques, Hendrelc e Bianca Foratori.

O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Espaço Memória Amarílio Vieira de Macedo, realiza a exposição “Schwestern: mulheres protagonistas da história da saúde no Rio Grande do Sul” no Museu Júlio de Castilhos (Duque de Caxias, 1205). A exposição tem solenidade de abertura fechada para convidados na noite desta terça. A atração será gratuita e aberta ao público a partir desta quarta-feira, 31, e ficará em exibição até o final de 2024. Composta por painéis móveis, vitrines expositivas, fotografias e acervos tridimensionais, a exposição retrata o trabalho e a contribuição das schwestern (irmãs, em alemão) para a medicina e enfermagem gaúchas. A exposição aborda a chegada da primeira diaconisa no porto de Rio Grande em 1913 e a contribuição dessas mulheres para a medicina e enfermagem gaúchas, enfatizando momentos que marcaram a história da saúde do Estado.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895