Mulheres ganham exposição exclusiva na Saatchi Gallery de Londres

Mulheres ganham exposição exclusiva na Saatchi Gallery de Londres

Mostra com foco inédito quer contribuir para que obras de artistas femininas sejam mais valorizadas

AFP

publicidade

Pela primeira vez desde que foi criada há 30 anos, a famosa Saatchi Gallery de Londres apresentará a partir de quarta-feira uma exposição exclusivamente reservada às mulheres, com os trabalhos de 14 importantes artistas do cenário da arte contemporânea.  

Batizada "Champagne Life", a exposição vai celebrar até 6 de março a diversidade da arte contemporânea feminina e lutar contra o "teto de vidro" que as mulheres encontram pela frente, explicou o curador da galeria, Nigel Hurst. "Se olharmos o número de pessoas que frequentam as escolas de Belas Artes, vemos que a divisão é igual entre homens e mulheres. Mas se olharmos novamente para o top 50 dos leilões em 2015, apenas três dizem respeito a obras concebidas por artistas femininas", lamentou.  

Para ele, mostrar mais trabalhos de artistas femininas contribui para que suas obras sejam mais valorizadas - e fez um apelo para que os galeristas façam mais esforços nesse sentido. A exposição "Champagne Life" ocupa dois andares da Saatchi Gallery, situada no bairro de Chelsea, no sudoeste da capital britânica.  

Merecem especial atenção as pinturas da artista anglo-sueca Sigrid Holmwood evocando as telas do mestre flamengo Pieter Bruegel, "O Velho" (século XVI), mas com um estilo psicodélico e cores fluorescentes. Existem também retratos de mulheres idosas realizados pela sérvia Jelena Bulajic a partir de poeira de mármore, granito, calcário e grafite.

Numa outra sala, a obra da artista saudita Maha Malluh formada por uma parede de frigideiras confronta o cavalo empalhado de Soheila Sokhanvari, nascida no Irã. Há também uma escultura de cera da artista francesa Virgile Ittah, que acredita que hoje as artistas mulheres são levadas mais a sério. "Estamos num ponto de mudança na nossa sociedade, onde a questão de gênero não é tratada da mesma forma que antes", disse. A arte "não é mais um clube reservado aos homens".  

Renomada pelo apoio que dá às artistas femininas, a Saatchi Gallery também contribuiu para lançar a carreira da britânica Tracey Emin, famosa por suas obras que expõem os detalhes mais íntimos de sua vida.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895