Mural em graffiti é inaugurado no Jardim Itu-Sabará, em Porto Alegre

Mural em graffiti é inaugurado no Jardim Itu-Sabará, em Porto Alegre

Ação da MRV em parceria com artistas locais tem mais de 1 mil metros quadrados

Correio do Povo

Grafitti fica na Rua Concorde, no bairro Jardim Itu-Sabará

publicidade

Ao longo de uma quadra, na Rua Concorde, no bairro Jardim Itu-Sabará, em Porto Alegre, o cinza dos muros de fundos de 26 casas foi substituído pelo colorido de obras autorais de sete artistas gaúchos e um mineiro e de outros 20 aprendizes, todos da região, que puderam aplicar técnicas de grafitti adquiridas em uma oficina de capacitação. Ao todo, são oito pinturas autorais que formam uma das maiores intervenções de arte urbana da capital. 

O projeto foi promovido pela MRV, uma das empresas do grupo MRV&CO, sob a coordenação do artista visual porto-alegrense Jackson Brum. Com o objetivo de deixar mais um legado para Porto Alegre no ano em que a cidade comemora 250 anos, a MRV viu na valorização da arte e cultura locais a melhor maneira de presentear toda a sociedade porto-alegrense. O local escolhido foge dos tradicionais pontos de graffiti na capital gaúcha, muito concentrados na região Central. As obras inauguram um novo ponto turístico e de encontro na zona Norte, berço de importantes nomes da cena local. 

É o caso de Luis Flavio Trampo, uma das referências de arte urbana em todo o Brasil e um dos pioneiros do graffiti em Porto Alegre. Nascido e criado no Jardim Itu, esta é a primeira vez que ele volta ao local para um “projeto completo de pintura e trocas com esses amigos - mais experientes e iniciantes”. 

Trampo se refere à oportunidade de realização de uma oficina que promoveu o intercâmbio entre quem está começando e aqueles que já acumulam alguns anos de experiência e a possibilidade de colocar em prática, nos muros, tudo o que nasce dessas trocas. “O grafitti sempre teve essa característica de crescer com o outro, com o que eu aprendo do trabalho do outro. E mesmo hoje em dia, em que tanta coisa acontece no virtual, nada substitui a conversa e o olho no olho”, comenta, emocionado com a oportunidade de deixar sua marca no bairro onde cresceu.

Cada morador se engajou na ação ao aceitar ceder o espaço à realização das intervenções. Os artistas foram selecionados e convidados por Jackson Brum. Kelvin Koubik, Trampo, Sabrina Brum, Ed-Mun, Rafael Jung, Fábio Flop e Pedro Benjamim levaram sua arte autoral aos muros que, juntos, somam 320 metros de comprimento. 

Para colaborar com os artistas experientes, 20 aprendizes passaram por uma oficina de capacitação que garantiu o intercâmbio entre saberes e fazeres artísticos. As aulas foram totalmente gratuitas e ocorreram entre os dias 22 a 25 de fevereiro.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895