Musical "Kafka e a Boneca Viajante" desembarca em Porto Alegre

Musical "Kafka e a Boneca Viajante" desembarca em Porto Alegre

Espetáculo, com Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska, cumpre temporada de 4 a 13 de agosto, no Farol Santander POA

Correio do Povo

Alessandra Maestrini em 'Kafka e a boneca viajante'

publicidade

Referência obrigatória na literatura mundial do século XX, o escritor Franz Kafka (1883-1924) teria vivido, já no fim da vida, uma história curiosa. Ao caminhar por uma praça perto de sua casa, encontrou uma menina que chorava por ter perdido sua boneca. Sensibilizado pelo sofrimento da criança, ele passou a escrever cartas à menina como se fossem enviadas pela boneca, em que descrevia suas incríveis aventuras pelo mundo. 

A bela e intrigante história já foi contada em livros, contos e peças, mas até hoje não há provas de que realmente tenha acontecido – as cartas jamais foram encontradas, tampouco a dona da boneca. Com dramaturgia de Rafael Primot, direção de João Fonseca e direção musical de Tony Lucchesi, o espetáculo "Kafka e a boneca viajante" é inspirado em uma dessas versões – o livro homônimo do escritor catalão Jordi Sierra i Fabra – e ganha o palco no Farol Santander Porto Alegre (Rua Siqueira Campos 1125),  de 4 a 13 de agosto, com Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska no elenco. Ingressos pelo site do Farol aqui. 

A montagem inédita é idealizada pelo empreendedor cultural Felipe Heráclito Lima e produzida por Maria Angela Menezes e Amanda Menezes. A narrativa não linear reforça o ritmo ágil da montagem, alternando passado, presente e futuro.

A trilha é interpretada pelo elenco, com  músicas de Caetano Veloso, Candeia, Cartola, Chico Buarque, Djavan, Lenine, Raul Seixas e Rita Lee e até uma composição inédita assinada por João Fonseca e o diretor musical Tony Lucchesi, que também assina os arranjos.

A cenografia de Nello Marrese reforça o simbolismo da passagem do tempo, seja do fim da vida do escritor, da transformação da menina em mulher e da viagem da boneca pelo mundo. Cubos, alguns móveis, um móbile, selos, carimbos, além de um fundo neutro para valorizar o desenho de luz criado por Paulo César Medeiros, compõem a cena. João Pimenta criou figurinos que remetem à época em que Kafka viveu seus últimos anos, na década de 1920.

Serviço:

Kafka e a boneca viajante: Quando: 4 a 13 de agosto Horário: Sextas, 20h – Sábados, 17h e 20 – Domingos: 17h. Farol Santander Cultura com entrada pela Rua Siqueira Campos 1125, Centro Histórico  

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895