"Mussum, O Filmis" estreia nos cinemas

"Mussum, O Filmis" estreia nos cinemas

A biografia do comediante ganhou seis Kikitos no Festival de Cinema de Gramado

Adriana Androvandi

O ator mirim Thawan Lucas Bandeira interpreta o protagonista na infância e Ailton Graça na fase adulta

publicidade

Estreia hoje nos cinemas “Mussum, O Filmis”, que narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941 - 1994), conhecido como Mussum. O longa-metragem, dirigido por Silvio Guindane, conta com três atores para viver as diferentes fases do artista. A narrativa parte da infância pobre, quando o protagonista é interpretado pelo ator mirim Thawan Lucas Bandeira, um menino carismático que conquista facilmente o espectador.

Na juventude, Yuri Marçal dá vida ao personagem, que na época se dividia entre o serviço militar e as rodas de samba. Yuri mostra seu talento para o humor e começa a conduzir a trama para o que Mussum viria a se tornar: um comediante. Ailton Graça encarna Mussum na fase adulta, quando começa a fazer sucesso na televisão e integra o grupo dos Trapalhões. 

Duas atrizes interpretam a mãe de Mussum em diferentes fases, Cacau Protásio durante a infância e juventude e Neusa Borges na vida adulta. A mãe queria que ele fosse militar, por ser um emprego estável, no que ele trabalhou por um tempo. Mas desde cedo o rapaz apresentava uma vocação artística. 

Na 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizada em agosto passado, "Mussum - O Filmis" foi o grande vencedor, com seis Kikitos: Melhor Filme, Melhor Ator para Ailton Graça, Melhor Atriz Coadjuvante para Neusa Borges, Melhor Ator Coadjuvante para Yuri Marçal, Melhor Trilha Musical para Max de Castro e Melhor Filme pelo Júri Popular.

A proposta do longa-metragem é apresentar o artista além do que se viu nos programas televisivos. Ele foi músico, integrando o grupo Originais do Samba e se viu dividido entre ficar no conjunto ou se dedicar à TV quando não conseguia mais conciliar as agendas de ambos. Conforme contou no Festival de Gramado, Ailton Graça considera uma "missão" contar esta história em homenagem a Mussum. "O filme é uma 'dramédia', comentou o ator, destacando que alterna drama e humor. 

Um acerto da produção e direção foi certamente a escolha do elenco. O quarteto dos “Trapalhões” é composto por Felipe Rocha (Dedé Santana), Gustavo Nader (Zacarias), Gero Camilo (Didi), além de Ailton como Mussum. Alguns quadros humorísticos são recriados. As dificuldades de relacionamento entre os membros do grupo também aparecem, ainda que de forma superficial.

Outro aspecto que o filme aborda é a relação de Mussum com a escola de samba Mangueira, onde era recebido pela cantora Alcione (Clarice Paixão) quando visitava a quadra. O roteirista Paulo Cursino mostra como Mussum viveu em uma época cultural efervescente no Rio de Janeiro. Ao cruzar uma esquina quando criança, via Cartola (Flávio Bauraqui) cantando em um boteco; ao se tornar artista, se apresentou ao lado de Elza Soares (Larissa Luz) e atuou com Grande Otelo (Nando Cunha). Assistir a esta biografia é uma experiência divertida e, para quem viu o artista em sua época, pode ser nostálgica. E uma homenagem a nomes que deixaram um legado artístico para o Brasil. 

Veja o trailer:

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895