Nídia Aranha marca presença no seminário Zona de Contato da Bienal do Mercosul

Nídia Aranha marca presença no seminário Zona de Contato da Bienal do Mercosul

Obras da artista podem ser visitadas no Instituo Caldeira

Correio do Povo

Nídia Aranha artista visual, pesquisadora e diretora de arte ministra seminário Zona de Contato em outubro

publicidade

O quinto encontro do seminário Zonas de Contato da 13ª Bienal do Mercosul tem como convidada a artista Nídia Aranha, natural do Rio de Janeiro. Com o tema “Corpo_soma | Tecnologia travesti – Da puberdade sintética à evolução da espécie”, a conversa será realizada no Salão de Eventos do Instituto Ling (R. João Caetano, 440), neste sábado, dia 22, às 10h. Organizada pelo Projeto Educativo da Bienal, a atividade é gratuita – inscrições neste link. A obra da artista pode ser visitada no Instituo Caldeira (R. Frederico Mentz, 1606).

Aranha parte da compreensão de que o corpo é uma produção histórica, cultural e política, sempre em mudança, sujeito às mais diversas transformações produzidas por diferentes tecnologias: jurídica, política, cultural, médica, entre outras. Por meio do uso de hormônios e de outras estratégias, o corpo pode ser ressignificado. “A experiência travesti nos mostra que até a matéria molecular é temporária e artificial, podendo ser moldada através de diferentes tecnologias. Tudo é uma questão de doses, de hábitos e miligramas”, afirma a artista.

O seminário Zonas de Contato iniciou em julho e se estende até novembro, ao longo de seis encontros, reunindo nomes do cenário nacional e internacional, com distintas formações e experiências, para um diálogo ativo a partir do tema desta edição da mostra: "Trauma, Sonho e Fuga". As primeiras falas do seminário podem ser assistidas no canal de YouTube da Bienal do Mercosul.

 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895