Na data de aniversário, Freddie Mercury tem asteroide nomeado em sua homenagem

Na data de aniversário, Freddie Mercury tem asteroide nomeado em sua homenagem

Músico teve seu nome colocado em corpo celeste descoberto em 1991, ano da sua morte

Correio do Povo

Vocalista do Queen morreu em 1991 de uma pneumonia agravada pela Aids

publicidade

Dono de uma das vozes e personalidades mais irreverentes do mundo da música, Freddie Mercury agora também dissemina seu talento pelos céus da Via Láctea. O cantor, que completaria 70 anos nesta segunda-feira, ganhou uma homenagem especial na data. O Minor Planet Center, organização oficial que coleta dados observacionais sobre corpos celestes, nomeou um asteroide descoberto em 1991 - ano em que o frontman do Queen morreu - como "17473 Freddiemercury".

O anúncio oficial foi feito pelo guitarrista do grupo, Brian May, que possui doutorado em astrofísica, durante evento na Suíça. “É para reconhecer a incrível influência de Freddie no mundo”, disse. O asteroide tem 3,21km de extensão e está localizado entre as órbitas de Júpiter e Marte. Devido ao seu tamanho, distância e o fato de refletir somente um terço da luz que cai sobre si, para vê-lo da Terra é necessário um telescópio.



"É somente um ponto de luz de luz”, agregou May no vídeo, “mas um ponto de luz muito especial e que talvez um dia poderemos alcançar”. A União Internacional Astronômica (UIA), sociedade científica responsável pelo Minor Planet Center, afirmou que tal honraria foi concedida ao intérprete de clássicos como “Bohemian Rapsody” e “Don't Stop Me Now” em função “do seu som distinto e grande alcance vocal, características de seu estilo de performance” e por ele “ser considerado como um dos maiores cantores de rock de todos os tempos”.

Joel Parker, que emitiu o certificado oficial de nomeação disse que o asteroide recebeu em 1991, quando foi descoberto, a designação provisória "1991 FM3". Depois de ter sua posição observada mais de 1100 vezes, recebeu o número 17473. Após proposta de nomear um corpo celeste como Freedie Mercury, a escolha foi feita baseada no ano de descobrimento e em razão do “FM”, que o conselho da UIA viu como uma referência às frequências de rádio. “Mesmo que você não possa vê-lo no céu, pode ter certeza que ele está lá, flutando em êxtase", concluiu.

A recente nomeação junta-se a uma extensa lista. Kurt Vonnegut, Frank Zappa, David Bowie e Bruce Springsteen possuem asteroides com seus nomes. Além destes, personagens icônicos da literatura e cinema estão na lista, como James Bond, Dom Quixote, Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro Dr. Watson.

Assista ao vídeo de apresentação do asteroide 17473 Freddiemercury:




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895