Nonada lança revista impressa gratuita sobre viver de cultura

Nonada lança revista impressa gratuita sobre viver de cultura

Publicação de edição única prevê distribuição de mil exemplares e para aumentar a circulação, o veículo independente criou uma campanha visando tiragem extra

Correio do Povo

. A revista Nonada - Sobre Viver de Cultura vai refletir sobre a temática cultural a partir de reportagens, entrevistas, críticas e artigos.

publicidade

O Nonada - Jornalismo Cultural lança em agosto a sua primeira publicação impressa. A revista Nonada - Sobre Viver de Cultura vai refletir sobre a temática cultural a partir de reportagens, entrevistas, críticas e artigos. O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc e conta com 1000 exemplares de distribuição gratuita em centros culturais públicos e comunitários de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e Pelotas. Para aumentar a circulação e permitir que a revista alcance um público ainda maior, foi criada uma campanha para viabilizar uma tiragem extra pelo site apoia.se/nonada. O apoiador terá direito a receber a  revista em sua residência, e com um valor um pouco maior, a revista irá acompanhada de uma ecobag. 
A publicação tem como fio condutor a preocupação com o trabalho dos artistas e a valorização dos diferentes setores que formam a área cultural. O editor da publicação e do site Nonada, Rafael Gloria, diz que é necessário observar a cultura não apenas como o produto final, mas também todos os sentidos de sua formação. “Nossa reportagem especial aborda o direito dos artistas, temos também uma reportagem sobre saúde mental, uma entrevista com uma pesquisadora especialista em censura no Brasil”, diz. 
A revista terá 52 páginas de conteúdo jornalístico inédito, incluindo reportagens, entrevistas, perfis e resenhas, além de ilustrações e jornalismo em quadrinhos. Artigos de profissionais da cultura, como o poeta Ronald Augusto, a rapper Cristal e a cineasta Natasha Ferla também estão presentes. A equipe da publicação é formada pelos jornalistas Rafael Gloria, Thaís Seganfredo, Ester Caetano, Laura Galli, Airan Albino, Glauber Cruz, Daniel Sanes e Priscila Pasko. O planejamento gráfico é de Laura Guidali, e as ilustrações, de Barbara Quintino. 

Oficina gratuita
Para complementar o projeto, será realizada a “Oficina Jornalismo Cultural na Atualidade”, online e gratuita, que já está com as inscrições abertas. São dois encontros de duas horas cada, nos dias 10 e 17 de julho, das 10h às 12h.  A atividade pretende apresentar um panorama da área, abordando desde os históricos semanários até os meios atuais, como o Youtube, podcasts e redes sociais. Modos de organizar as ideias e produzir pautas relevantes, estratégias de estruturação e sustentabilidade do jornalismo independente fazem parte do  conteúdo, além de relatos sobre a travessia do Nonada, que completa 11 anos em 2021. Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/oficina-online-jornalismo-cultural-na-atualidade__1260721

Sobre o Nonada 
É um veículo de jornalismo independente que entende a cultura para além da produção artística. Em atividade desde 2010 em Porto Alegre, acredita que é papel do jornalismo ecoar as múltiplas vozes que formam a cultura, com enfoque em pautas sobre processos culturais, políticas culturais, urbanismo e memória, diversidade e direitos humanos.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895