Notre-Dame de Paris mantém 2024 como data de reabertura

Notre-Dame de Paris mantém 2024 como data de reabertura

Em 2019, um incêndio destruiu o teto da catedral e danificou partes de seu interior

AFP

O ministério francês da Cultura revelou hoje detalhes sobre os objetos encontrados na restauração de Notre Dame, em Paris, que sofreu um incêndio em 2019

publicidade

As autoridades encarregadas da reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris mantêm 2024 como data de reabertura, informa um comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (1º).

"Estamos caminhando firmemente para a reabertura da catedral em 2024", explicou o general Jean-Louis Georgelin, que dirige as obras de reconstrução do templo, que sofreu um incêndio em 2019.

A promessa de reabertura em 2024 foi lançada pelo presidente francês Emmanuel Macron na mesma noite do incêndio, que destruiu o teto da catedral e danificou partes de seu interior, em 15 de abril de 2019.

"A reconstrução da primeira abóbada que desabou representa uma etapa importante, e a decoração interna está recuperando toda a sua beleza", explicou o general Georgelin.

O comunicado cita ainda "um relatório recente tornado público em outubro de 2022" pelo Tribunal de Contas francês, que assegurou que "parecem reunidas as condições para a reabertura da catedral em 2024".

A gigantesca obra de reconstrução da centenária catedral parisiense tem sofrido inúmeros atrasos, principalmente devido ao chumbo derretido, que exigiu uma profunda campanha de descontaminação do local e arredores, e depois pela pandemia de covid-19, bem como a achados arqueológicos no subsolo do templo.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895