Nova temporada de "Game of Thrones" estreia neste domingo

Nova temporada de "Game of Thrones" estreia neste domingo

Transmissão ocorre simultaneamente nos EUA e Brasil

Adriana Androvandi

Isaac Hempstead Wright como Bran Stark, retorna nesta temporada, ao lado do ator Max von Sidow

publicidade

A série televisiva “Game of Thrones”, que se tornou um fenômeno mundial, chega a sua sexta temporada neste domingo, em exibição pelo canal HBO (que estará com sinal aberto para assinantes da TV paga), às 22h. A transmissão ocorre simultaneamente nos EUA e Brasil.

Este seriado renovou o gênero de fantasia épica destinado a adultos. Uma estética medieval, lutas pelo poder, amores proibidos, elementos mágicos e até dragões são ingredientes que, acrescidos de doses de violência, barbárie e sensualidade, conseguiram atrair um público que se tornou fiel.

A história criada pelo autor norte-americano George R. R. Martin, sob o título “As Crônicas de Gelo e Fogo”, tem cinco livros publicados (editora Leya) e o sexto está a caminho. Acompanha a luta de diferentes clãs pelo “Trono de Ferro”, cadeira do rei dos “sete reinos”. Martin já revelou que, entre as suas influências, estão o francês Maurice Druon (“Os Reis Malditos”), o norte-americano Robert E. Howard (“Conan, o Bárbaro”) e o britânico J. R. R. Tolkien (de “O Senhor dos Anéis”). Entre os pontos de sucesso da saga, está o de levar seus espectadores para um mundo paralelo (se o desejo for o de fugir um pouco da realidade). Assim como Tolkien, que criou a sua “Terra Média”, onde viviam elfos, magos e hobbits, Martin criou “Westeros”, continente onde se desenrola a narrativa. Nesse universo, um inverno pode durar anos. Ao Sul ficam as Ilhas de Verão. Ao Norte, em uma região dividida por uma muralha, estão os selvagens e seres misteriosos, zumbis de gelo, que ameaçam o reino.

Entre os motivos da saga ser tão comentada, está uma característica: subverter o imaginário de que os mocinhos são vencedores e, por consequência, viverão “felizes para sempre”. Martin faz o seu leitor (ou espectador) se afeiçoar por um personagem e depois o mata sem misericórdia. É comum os fãs se lamentarem pelas redes sociais: “Não acredito que ‘fulano’ morreu” (não vamos dar nomes para respeitar quem ainda não assistiu ao seriado). Por um momento, se pode pensar que a história ficará capenga sem aquele protagonista, mas então a narrativa coloca outros em cena. Alguns críticos chegam a argumentar que esse é um dos problemas da saga: personagens demais.

A última temporada, de 2015, foi a mais fraca até agora. Expandiu demais a trama e deixou saudades de alguns nomes, como Bran Stark (Isaac Hempstead Wright), o segundo filho dos Stark e que carrega dons místicos. Ele não apareceu no ano passado. Mas agora Bran está de volta, ao lado do icônico ator Max von Sydow, que interpretará o corvo de três olhos.
As locações são uma atração à parte na série. Mais de 35 lugares serviram de cenário. Entre eles, castelos de Sevilha (Espanha), Ilha de Malta e paisagens geladas da Islândia.

Os bastidores desta saga também viraram notícia. Martin assumiu publicamente que perdeu o prazo de entrega dos originais do sexto livro. Por ser um senhor de 67 anos, alguns fãs já manifestaram até o medo de que o autor morra sem terminar a saga, fato que o próprio escritor recebe com bom humor.

Devido à diferença de ritmo entre a publicação literária e a produção da série, o próprio Martin liberou a equipe televisiva para seguir seu próprio caminho. O produtor executivo David Benioff, em entrevista à revista Entertainment Weekly, declarou que os elementos-chave serão os mesmos, mas haverá duas versões diferentes. Além disso, os produtores do seriado revelaram que as próximas temporadas serão encurtadas, podendo ter apenas 13 episódios no total. Também em entrevista à Entertainment Weekly, Martin revelou que gostaria de produzir uma série derivada após o término de “Game of Thrones”.

Entre as chamadas desta sexta temporada, ao invés da clássica frase “O inverno está chegando”, um dos personagens, Sir Davos, diz: “os mortos estão chegando”, o que leva a crer que os caminhantes brancos, ou zumbis de gelo se aproximam do Sul para uma guerra. Esse grupo é um dos responsáveis pelo toque de terror da trama.

Após os acontecimentos chocantes da quinta temporada, incluindo o fim sangrento do galã Jon Snow nas mãos dos revoltados de Castelo Negro, sobreviventes de todas as partes de Westeros seguem aos seus destinos incertos. Novas alianças serão forjadas. Enquanto isso, os fãs da saga continuam ansiosos pelo sexto livro.







Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895