O 51º Festival de Cinema de Gramado tem abertura oficial neste sábado

O 51º Festival de Cinema de Gramado tem abertura oficial neste sábado

A Mostra Gaúcha de Curtas é destaque da programação neste primeiro final de semana do evento

Adriana Androvandi

Cineasta Kleber Mendonça Filho e esposa, diretor do filme Retratos Fantasmas, que será exibido no Festival de Cinema de Gramado 2023

publicidade

Este primeiro final de semana do 51º Festival de Cinema de Gramado terá várias atrações. Neste sábado, a partir das 10h, na Sociedade Recreio Gramadense, ocorre um concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado com repertório que terá músicas de trilhas sonoras de clássicos do cinema. Participa da apresentação o cantor Pedro Coppeti, gaúcho que se apresentou em um concerto da Broadway no ano passado. Ele estará ao lado da solista gaúcha Ariane Wink. A regência será do maestro Júlio César Wagner, a direção artística de Allan John Lino e coordenação de Heitor Knorts. Os músicos serão acompanhados pelo Coral Vozes de Gramado. A programação do festival segue até o próximo sábado, dia 19.

Se a sexta foi dedicada ao Educavídeo e à mostra Infantil, neste sábado e domingo ganha destaque a mostra competitiva de curtas-metragens gaúchos, com início das sessões às 13h no Palácio dos Festivais (confira os títulos deste fim de semana no quadro ao lado). Conhecido como “Gauchão”, o certame consagra a parceria entre o Festival e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

A entrega destes troféus ocorre neste domingo, 13, no Palácio dos Festivais, às 22h30min, e terá transmissão pela TVE e TV Assembleia do RS. O júri dos curtas-metragens gaúchos é formado pela diretora e roteirista Danielle Bertolini, pelo roteirista e ator Aldri Anunciação, pelo diretor e roteirista André Novais Oliveira, além do professor de história do cinema e crítico Humberto Pereira da Silva e da atriz, roteirista e diretora Laura Castro. 

Homenagens regionais também farão parte do evento. Entregue pela primeira vez, o troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa, será destinado para a atriz Vera Lopes, fundadoras do Grupo de Teatro Caixa Preta. Os Prêmios Sedac/Iecine O Futuro Nos Une serão destinados a Valéria Barcellos, Glênio Póvoas e Jorge Henrique “Boca”, enquanto o ator Clemente Viscaíno recebe o troféu Leonardo Machado.

Filme de abertura

Hoje, às 18h, no Palácio dos Festivais, será exibido o longa-metragem de abertura “Retratos Fantasmas”, fora de competição. A direção é do pernambucano Kleber Mendonça Filho, premiado no Festival em 2012 com “O Som Ao Redor”. Ele vem consolidando sua carreira com longas premiados como “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), que trazem críticas sociais voltadas a vários grupos, como à indústria imobiliária, à elite e à classe política do país.

Com 91 minutos, “Retratos Fantasmas” é o quinto longa do cineasta. Este documentário brasileiro resulta de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. O foco é o Centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. 

Para o curador Marcos Santuario, a presença do longa na abertura do evento reforça o peso do gênero documentário no Brasil. “Emilie e Kleber estarão em Gramado para a sessão. O Kleber é um parceiro de Gramado. Tivemos a oportunidade de exibir alguns de seus mais fabulosos projetos e, agora, ‘Retratos Fantasmas’, que foi exibido em Cannes, marca seu retorno em mais uma première brasileira proporcionada por Gramado. Abrirmos nosso festival com um documentário de Kleber demonstra a potencialidade desse gênero, no ano em que a Mostra de Longa-Metragens Documentais passa a ser exibida também presencialmente no Palácio dos Festivais”, afirma.
“Eu conheci Gramado como crítico e jornalista em 1998. Anos depois, convidado por José Carlos Avellar, voltei com ‘Crítico’ (2008), documentário exatamente sobre a profissão que me levou a Gramado em primeiro lugar. Com ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’, creio que já ficou evidente o meu respeito por esse festival, que faz parte – e ajuda a construir - a história do Cinema Brasileiro já há 51 anos”, diz Kleber Mendonça Filho. 

Após a sessão em Gramado, a previsão de estreia nos cinemas do Brasil e de Portugal é no dia 24 de agosto, simultaneamente. Em outubro, será lançado nas salas da Espanha e, em novembro, nos cinemas da França e Estados Unidos. “Nossos distribuidores estrangeiros estão na mesma frequência do filme, a de priorizar que ‘Retratos Fantasmas’, um filme de cinema sobre o cinema, tenha lançamentos apenas em salas num primeiro momento”, comenta Emilie Lesclaux, produtora do filme e mulher de Kleber. Após a exibição de “Retratos Fantasmas”, começam as exibições de curtas e longas brasileiros em competição. No sábado, serão os curtas “YÃMÎ YAH-PÁ”, de Vladimir Seixas (RJ, 17’02”), "Deixa", de Mariana Jaspe, (RJ, 15’01”); e o longa "Angela", de Hugo Prata (SP, 110').

Novidades

Após 50 edições, o Festival de Gramado apresenta algumas mudanças. Por muitos anos, o evento começava em uma quinta-feira, com o Educavídeo, e seguia até o sábado da semana seguinte. Neste ano, a programação foi diminuída em um dia. As alterações foram reflexo da não contemplação do evento aos recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Com orçamento reduzido em aproximadamente 25%, a organização realiza uma edição mais compacta. A Mostra Competitiva de produções ibero-americanas não ocorre neste ano. A entrega de todos os Kikitos era no último sábado do evento. Desta vez, será dividida em duas noites. “Este ano a opção foi colocar os documentários brasileiros em longa-metragem no Palácio dos Festivais. Anteriormente eram exibidos somente pela TV. Ao não ter a categoria dos latinos, os documentários ganham mais espaço de exibição. Outra inclusão é a parceria que se estabelece com o streaming, de exibir sempre uma première de um filme ou de uma série. Este ano foi a Amazon Prime, mas a cada ano pode ser um diferente”, explica Santuario.

Premiação

O evento de 2023 conta com a ampliação da tradicional cerimônia de entrega dos Kikitos. Agora, as noites de sexta e sábado serão reservadas à grande celebração do cinema brasileiro. A medida tem o objetivo dar maior visibilidade aos vencedores da mostra de curtas-metragens brasileiros, que passam a ter uma noite especial de premiação na sexta, 18. No sábado, 19, serão conhecidos os melhores dentre as mostras de longas Brasileiros, Documentais e Gaúchos.

Homenagens

As homenagens deste ano serão todas destinadas a mulheres, com entrega de troféus nas sessões noturnas. O Oscarito será entregue a Laura Cardoso e Léa Garcia, na terça-feira, 15. Na quinta, 17, será a vez de Ingrid Guimarães receber o Troféu Cidade de Gramado. A atriz Alice Braga receberá o Kikito de Cristal e a produtora Lucy Barreto, o troféu Eduardo Abelin, na sexta-feira, dia 18.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895