O 8 ½ Festa do Cinema Italiano em Porto Alegre

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano em Porto Alegre

A seleção de filmes em pré-estreia nacional será exibida de 28 de julho a 3 de agosto no Espaço de Cinema Bourbon Country

Correio do Povo

"Ennio, o Maestro", documentário que Giuseppe Tornatore, é destaque na mostra de filmes

publicidade

Em sua 9ª edição, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz ao Espaço de Cinema Bourbon Country, em Porto Alegre, dez títulos em pré-estreia nacional que revelam mais uma vez o vigor da produção atual do cinema italiano, com uma seleção de filmes provenientes dos principais festivais internacionais e alguns dos maiores sucessos de bilheteria na Itália.

A seleção inclui "Ennio, o Maestro", de Giuseppe Tornatore, longa que homenageia o mestre Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro italiano, autor de trilhas sonoras para cinema e televisão, incluindo todos os filmes do diretor Sergio Leone, além de obras clássicas. 

 No ano de seu centenário, Pier Paolo Pasolini ganha homenagem com a exibição de "Mamma Roma", clássico neorrealista com Anna Magnani .

 Seleção também traz "Il Buco", projeto ousado de Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021 

"Leonora, Adeus", o mais recente filme de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio Taviani, concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022

 A comédia "Guia Romântico para Lugares Perdidos", de Giorgia Farina, traz Clive Owen e Jasmine Trinca em um insólito road movie sobre duas almas atormentadas que embarcam juntas numa viagem entre ruas, silêncios e emoções.

Filme de abertura do Festival de Veneza 2021, "Laços", de Daniele Luchetti, destaca Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio e Laura Morante

Premiado com o Leoncino D'Oro no Festival de Veneza, 'Freaks Out" conta a saga de uma trupe de circo que, em plena Segunda Guerra, usa seus superpoderes para lutar contra os nazistas. O filme revela mais uma vez o talento de Gabriele Mainetti para contar histórias de herói.

Homenagem a Ennio Morricone 

Em  "Ennio, o Maestro", documentário que Giuseppe Tornatore (de "Cinema Paradiso" e "Mallena") , o diretor grande parceiro do maestro e compositor, reconta a história de Ennio desde a infância até a vida adulta, passando pelos anos de conservatório e, claro, por seus grandes filmes e prêmios, sem esquecer do Oscar: seis indicações e dois prêmios (Um honorário pela carreira em 2007 e outro pela trilha sonora de "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino, em 2016). 

Um dos maiores nomes não só da música para o cinema, mas da música contemporânea, Ennio Morricone compôs mais de 500 trilhas sonoras para o cinema e TV. Ousado, sempre fugiu do convencional e sempre propôs partituras e músicas que não fossem óbvias. Como resultado, ajudou a criar obras-primas do cinema como "Três Homens em Conflito", "A Missão", "Era Uma Vez na América", "Os Intocáveis", "Cinema Paradiso", "A Balada de Sacco e Vanzetti", entre outros.  

Exibido no 78º Festival de Veneza, "Ennio, o Maestro" revela o compositor e maestro por meio de uma longa entrevista conduzida por Tornatore, além de depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns muito conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams e Hans Zimmer. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895