O escritor Miguel da Costa Franco lança o livro ‘A Filha do Dilúvio’

O escritor Miguel da Costa Franco lança o livro ‘A Filha do Dilúvio’

Uma live marca o lançamento pela editora Libretos

Miguel da Costa Franco lança o livro ‘A Filha do Dilúvio’ nesta quarta-feira

publicidade

Nesta quarta-feira, a partir das 19h, será realizado o lançamento do livro “A Filha do Dilúvio”, do escritor Miguel da Costa Franco, pela editora Libretos. Para marcar a data, será realizada uma live na Sala Libretos no Facebook/libretoseditora, com reapresentação no dia 14 (sexta-feira), no mesmo horário, no YouTube (libretos100). O autor vai conversar com a escritora Leticia Wierzchowski e com o jornalista e escritor Rafael Guimaraens sobre a estrutura de seu romance e as questões abordadas na narrativa. 

Em “A Filha do Dilúvio” (208 páginas), Miguel da Costa Franco construiu uma história sobre as entranhas de uma sociedade anestesiada pela frieza. O livro trata de temas urgentes como a dureza da vida e suas contradições. Denuncia de forma visceral e explícita a inoperância das instituições e a hipocrisia que enfraquece o tecido social, e aponta para os dilemas da paternidade e da maternidade numa espécie em colapso.
Miguel nos apunhala com um mundo em metástase e nos põe em confronto com a nossa própria incapacidade de agir. O jornalista e escritor Rafael Guimaraens endossa o impacto desta narrativa dinâmica e intensa: “É uma história inquietante e profundamente humana, pro bem e pro mal. (...) Envereda por caminhos surpreendentes e desconcertantes. O leitor não sai dessa experiência incólume.”
Cuidadoso na construção de personagens complexos, pertencentes a diferentes grupos, como o “povo das casas” e o “povo das ruas”, o autor comenta que foi de fundamental importância seu acesso ao jornal Boca de Rua, realizado com o apoio da Alice – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação. “Esse periódico, vendido pelas esquinas da cidade – com o qual aprendi muito –, dá vez e voz ao ‘povo das ruas’, falando de seu universo, de seu desamparo e das dificuldades cotidianas, da violência institucional, da ausência de políticas públicas efetivas para enfrentar o problema da exclusão.”
AUTOR. O livro “A Filha do Dilúvio” é o segundo romance de Miguel da Costa Franco, nascido em Roca Sales (RS), em 1958. Ele é autor de “Imóveis Paredes” (Libretos, 2015). Também lançou uma seleção de contos em “Não Romance” (Metamorfose, 2018). Foi finalista do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores na categoria Narrativas Curtas e recebeu premiações também por conto, crônica e poesia. Participou de coletâneas, entre as quais a “Antologia de Contistas Bissextos” (L&PM, 2007). Escreveu o roteiro do filme “O último desejo do Dr. Genarinho” (2002). Colaborou no roteiro do longa-metragem “Aos Olhos de Ernesto” (2019), dirigido por Ana Luiza Azevedo. Ele mantém o site www.migueldacostafranco.com.br. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895