O Festival de Cinema de Gramado começa na sexta

O Festival de Cinema de Gramado começa na sexta

Uma conversa com o curador Marcos Santuario, por meio de live nas redes sociais do jornal Correio do Povo, ocorre hoje com as novidades

Por
Correio do Povo

Marcos Santuario vai falar da seleção de filmes desta edição


publicidade

A 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira e segue até o dia 26 de setembro. Devido à pandemia de Covid-19, a organização do evento decidiu manter o festival, mas adaptando-o conforme os protocolos indicados pelas autoridades de saúde. Para falar sobre isso e demais novidades desta edição multiplataforma, o jornalista, professor e editor de Cultura do Correio do Povo, Marcos Santuario, vai falar, em live hoje, às 18h, veiculada pelas redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) do jornal.

Santuario exerce a função de curador desde 2012 no Festival de Gramado. Neste ano, ele tem ao seu lado dois estreantes na função do evento serrano: Pedro Bial e Soledad Villamil. Coube ao trio a seleção de longas-metragens brasileiros e estrangeiros que estarão em competição. Desta forma, Santuario vai contar o que se pode esperar da programação fílmica deste ano, além dos artistas a serem homenageados, em tradicionais honrarias concedidas anualmente pelo festival. Estarão na live, para o bate-papo, os jornalistas Adriana Androvandi e Luiz Gonzaga Lopes, da editoria Arte & Agenda do Correio do Povo.

Em uma parceria com o Canal Brasil, os filmes em competição a serem exibidos nas sessões noturnas (a partir das 20h) serão exibidos pelo canal. Curtas e longas-metragens da Mostra Gaúcha, que na versão presencial costumavam ganhar sessões à tarde, terão exibição via streaming do Canal Brasil.


O público que assistir aos filmes também poderá participar de casa. A decisão do público mais uma vez fará parte do Festival de Gramado. É por meio do aplicativo oficial que será feita a escolha do Melhor Filme pelo Júri Popular de Curtas Brasileiros e Longas Brasileiros e Estrangeiros. Para baixar o aplicativo, basta fazer um cadastro e aguardar a liberação da votação, que estará disponível, no começo de cada sessão e ficará aberta por 24h. Além disso, a ferramenta reúne as principais informações do evento, como programação e notícias.