O Globo de casca de ovo de Da Vinci

O Globo de casca de ovo de Da Vinci

Palestra sobre o antigo objeto acontece no Instituto Goethe, nesta segunda-feira (24), às 19h

Correio do Povo

Globo da Vinci publicado por Cambridge Scholars Publishing

publicidade

Nesta segunda-feira, dia 24, às 19h, o Instituto Goethe (rua 24 de Outubro, 112), Porto Alegre, recebe o professor Stefaan Missine, membro da Royal Geographical Society de Londres, para uma palestra sobre o mais antigo globo representando o Novo Mundo. O evento “O Globo Da Vinci” é uma promoção da Embaixada da Áustria, aberto ao público gratuitamente, com apoio do Centro de Estudos Europeus e Alemães e a European Union National Institutes for Culture (EUNIC). O descobridor do globo, professor Dr. Stefaan Missinne, estará presente para explicar a descoberta e aquisição desse artefato.
Conforme Kathrin Holzermayr Rosenfield (Ufrgs), o objeto trata-se de um globo gravado por Leonardo da Vinci sobre uma esfera feita de cascas de ovo de avestruz e, além disso, é considerado o globo gravado mais antigo. Leonardo pôde desenhá-lo graças à informação geográfica de Américo Vespúcio, segundo a pesquisa do professor Missinne baseado em inúmeros fatos e comparações – entre os quais, com desenhos de Leonardo que se encontram na Biblioteca Nacional em Londres (British Library). “Esse desenho em particular foi interpretado - até a recente descoberta desse globo - como uma representação da Lua. Missinne demonstrou, ao contrário, que se trata, na verdade, de um desenho preparatório para o globo da Vinci. Na sua superfície estão gravados símbolos e um anagrama análogos ao desenho" da British Library, explicou Francesca Grego, na revista ARTE.IT, de Roma, em novembro de 2018.
Tudo indica que, em 1504, Leonardo da Vinci tenha fabricado e gravado esse globo, cuja réplica virá a Porto Alegre. Portanto é ele o primeiro globo a mostrar o Novo Mundo, embora ninguém soubesse até pouco tempo atrás que o frágil objeto era obra de Leonardo. A descoberta ocorreu no dia 16 de junho de 2012, na feira cartográfica de Londres – um evento organizado pela Royal Geographical Society. Um comerciante holandês procurou o professor Missinne tentando vender-lhe o curioso objeto, supostamente do século XIX. Foi feita a venda e o professor passou a ser o novo proprietário. É um objeto oco fabricado com duas metades inferiores da casca de dois ovos de avestruz, unidas delicadamente como uma sutura. A pequena esfera tem um diâmetro de 11,2 centímetros e pesa apenas 134 gramas. 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895