O retorno de Marcélia Cartaxo ao Festival de Gramado

O retorno de Marcélia Cartaxo ao Festival de Gramado

Três anos após ter sido ovacionada e premiada como Melhor Atriz por "Pacarrete", ela protagoniza a produção paulista "A Mãe"

Adriana Androvandi

Marcélia Cartaxo durante o debate do longa "A Mãe" que marca o retorno da atriz a Gramado

publicidade

Após três anos, a atriz Marcélia Cartaxo retornou a Gramado. No ano de 2019, ela foi ovacionada e premiada como Melhor Atriz por "Pacarrete". Na sexta-feira, o novo longa protagonizado pela artista, "A Mãe", de Cristiano Burlan (SP), foi exibido na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros. 
A atriz interpreta uma mãe que mora na periferia de São Paulo com o único filho. Certo dia, ele desaparece. Ela começa uma busca para encontra-lo, vivo ou morto. O filme denuncia casos de abuso de poder por parte de policiais para com jovens pobres e periféricos. Aborda também a existência do grupo das Mães de Maio (não o argentino, mas o brasileiro), que congrega mulheres que perderam seus filhos em chacinas ou simplesmente desapareceram.

Na noite de sábado, o filme brasileiro exibido foi "Clube dos Anjos", uma adaptação do livro de Luiz Fernando Verissimo lançado em 1998. Este é o longa-metragem de estreia do diretor Angelo Defanti, bastante elogiado ao final da sessão. "Conseguimos os direitos para filma-lo em 2009", conta o diretor fluminense de 38 anos. "Tivemos a aprovação do autor para a filmagem; eu o encontrei várias vezes para conversarmos sobre o roteiro", completa. O escritor foi representado na sessão pelo seu filho, Pedro Verissimo, que também é publicitário, cantor e compositor da banda Tom Bloch. 

Em cena, sete homens se reunem mensalmente para apreciar os prazeres da boa mesa, até que um novo cozinheiro (Matheus Nachtergaele) é contratado. André Abujamra assina a trilha sonora. "Já fiz a trilha de 70 filmes. Nesse eu também quis atuar", disse. Ele é um dos comensais, ao lado de Ângelo Antônio, Augusto Madeira, César Mello, Marco Ricca, Otavio Muller, Paulo Miklos e o ator português Antonio Capelo.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895