Obra com dois papagaios pode ser retirada da Bienal do Mercosul

Obra com dois papagaios pode ser retirada da Bienal do Mercosul

Lei municipal proíbe exibição de animais silvestres ou exóticos em apresentações artísticas

Correio do Povo

Obra com dois papagaios pode ser retirada da Bienal

publicidade

Dois papagaios que compõem uma obra da 10ª Bienal do Mercosul, na Usina do Gasômetro, podem ser retirados da exposição. A medida poderá ser adotada por conta da lei complementar municipal 694/12, que em um dos seus artigos proíbe a exibição de animais silvestres ou exóticos em apresentações artísticas de diversões públicas. O Departamento Jurídico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) estudará a lei para determinar qual medida deverá ser adotada neste caso.

A polêmica ganhou força a partir do envolvimento da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB). Segundo ela, protetoras de animais e ambientalistas solicitaram sua presença no local. “Encontrei as aves engaioladas junto a uma grande movimentação de pessoas e com música em alto volume.” Ela ingressou com medida cautelar no Foro Central da Capital na segunda-feira pedindo a retirada dos animais.

Por sua vez, a Bienal garante que obteve autorização para expor os papagaios. “Os requisitos impostos pelo Ibama foram todos cumpridos”, informou o chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres da instituição, Paulo Carniel. Segundo ele, entre os requisitos estão o histórico da obra, a origem dos animais, a presença de uma médica veterinária e de monitores que cuidem de alimentação, limpeza e comportamento deles. “É uma obra de 50 anos, que já rodou o Brasil e o mundo. Além disso, os animais nasceram em cativeiro e estão sendo analisados diariamente”, argumentou.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895