Obra da Série Narrativas Sensíveis tem lançamento nesta segunda na PUCRS

Obra da Série Narrativas Sensíveis tem lançamento nesta segunda na PUCRS

O livro "A morte, as estrelas e um violão", de Lucas Raupp, lançado pela Edipucrs, aborda o tema da morte para o público infantojuvenil

Correio do Povo

Ilustradora Flávia Sung Ruschel e o autor Lucas Raupp, com a segunda obra da série literária "Narrativas Sensíveis e Outras Histórias"

publicidade

O livro "A morte, as estrelas e um violão", da Edipucs, que marca a estreia do autor Lucas Raupp, será lançado nesta segunda-feira, dia 18 de setembro, das 19h15min às 20h45min, no saguão do Instituto de Cultura, 7º andar do prédio 16, Biblioteca Central da PUCRS (av. Ipiranga, 6681).

A edição, trabalho de conclusão de curso do autor em Escrita Criativa pela PUCRS, aborda o tema da morte, desmistificando e trazendo naturalidade aos ciclos da vida. O livro é o segundo da série literária “Narrativas sensíveis e outras histórias”, projeto da professora do curso de Escrita Criativa e do curso de Letras da PUCRS, Janaína de Azevedo Baladão. O evento de lançamento contará com bate-papo sobre Educação Emocional, com participação do autor, da idealizadora da série literária e da convidada especialista em desenvolvimento emocional infantil, a psicóloga Juliana Potter. A entrada é gratuita. A obra tem ilustrações de Flávia Sung Ruschel e posfácio de Altair Martins. 

Lucas Raupp inicia sua jornada literária com um tema desafiador para todos os públicos, principalmente para o infantojuvenil: a morte. O jovem autor convida o leitor a trilhar com suavidade, diversão e ternura por esse tema desafiador, mas sem mascarar a tristeza e o luto. “Não existe dormir para sempre, nem virar estrelinha. Existe a morte. E ela não precisa ser tão aterrorizante quanto nós, adultos, fazemos crer”, explica o autor.

“Eu quis trabalhar essa temática tão escondida das crianças e que, quando aparece, muitas vezes pode acabar sendo um desserviço para o amadurecimento do luto delas”, conta Raupp. O livro, assim como a série Narrativas Sensíveis, atende a uma demanda histórica. Segundo o autor, trabalhar temas como o luto, a tristeza, entre outros, é libertar as mentes infantis dos tabus que cercam esses assuntos. “Gostaria que aqueles que se conectarem com o livro possam viver com um pouco menos de medo, com um pouco menos de individualismo e com um pouco mais de atenção às coisas que geram sofrimento e desigualdade no mundo enquanto ainda estamos vivos”. 

"A morte, as estrelas e um violão" é o segundo da série “Narrativas sensíveis e outras histórias”. O projeto, idealizado e com a curadoria e editoria da professora do curso de Escrita Criativa e do curso de Letras da PUCRS, Janaína de Azevedo Baladão, propõe uma abordagem que não tem medo de escutar os seus leitores e leitoras, nem subestima a capacidade das crianças e dos/as adolescentes de entendimento do mundo. “A série nasce a partir de um olhar amoroso voltado ao ser humano, que se traduz em um profundo respeito pelo indivíduo, por seus gostos, desgostos, inquietações, vivências e experimentações”, explica a professora.

De acordo com a curadora, as publicações refletem a pesquisa e a reflexão geradoras de narrativas sensíveis e questionadoras sobre as relações familiares, a representatividade, os afetos, o envelhecimento, a doença, a vida e a morte, entre outras temáticas que despertem a sensibilidade, o imaginário e a compaixão, sob o signo da alteridade, da inclusão, da conscientização e da ética.

Ela salienta que o projeto busca nutrir um diálogo literário, artístico e acadêmico constante, sendo assim amparada por um Conselho Editorial com nomes reconhecidos da crítica e da literatura brasileira, como Jane Tutikian, Tom Farias, Jeferson Tenório, Celso Sisto, Maria Eunice Moreira, Vera Teixeira de Aguiar, Caio Ritter, entre outros. O primeiro livro da série foi lançado em abril, "A Terra das coroas", de Yannikson, que celebra o protagonismo negro, e os próximos previstos são sobre ansiedade e o entendimento das emoções. Lucas Raupp e Yannikson também estarão presentes na Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro. Até o final do ano, está previsto o lançamento de mais uma obra da série, o livro "Só", da autora Gabriela Simões, em que a protagonista em idade escolar enfrenta a ansiedade e a solidão. 

 

SERVIÇO 

Evento de lançamento "A morte, as estrelas e um violão" - Sessão de autógrafos e bate-papo sobre Educação Emocional

Data: Segunda-feira, 18 de setembro

Horário: das 19h15min às 20h45min

Local: Saguão do Instituto de Cultura, 7º andar do prédio 16, Biblioteca Central da PUCRS.

Onde encontrar: Publicado pela Edipucrs, o livro pode ser adquirido pelo link editora.pucrs.br/livro/1626/

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895