Obra do Centro Cultural Estação Férrea de Carlos Barbosa terá visitação nesta quarta

Obra do Centro Cultural Estação Férrea de Carlos Barbosa terá visitação nesta quarta

Local inaugurado em 1909 passou por ampla reforma e se torna nova opção turística da Serra

Correio do Povo

Obra do Centro Cultural Estação Férrea de Carlos Barbosa tem visitação nesta quarta-feira, 20 de dezembro

publicidade

Situada no coração da cidade de Carlos Barbosa, na Serra, a Estação Férrea da cidade está de cara nova. Após obra de revitalização, iniciada em 2022, o local passa a ser um Centro Cultural que receberá atividades artísticas e culturais. Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, a partir das 16h, a visitação para patrocinadores, autoridades e imprensa será realizada para mostrar a nova cara da estação centenária. Foram realizadas melhorias no telhado, forros, piso, revestimento, pintura, calçadas, entre outros. A sala de cinema que funcionou no local, de 1992 a 2015, foi transformada em auditório multiuso.

Com isto, a comunidade recebe de volta um dos principais espaços de lazer e cultura, e a projeção das autoridades é de incremento na atividade turística aliada a outros eventos importantes do município como a Festiqueijo, o passeio de trem na Maria Fumaça, entre outros. “A Estação Férrea é o coração histórico e afetivo de Carlos Barbosa. Foi a partir da instalação dela que a comunidade, então absolutamente colonial, passou a receber diversos empreendimentos industriais, comerciais e de serviços, potencializando vocações que consolidam Carlos Barbosa até hoje. A cidade literalmente cresceu ao redor da Estação Férrea, que se tornou o espaço mais nobre do Município, de altíssima importância e visibilidade, abraçado pelos barbosenses. Por conta desses predicados, há uma grande responsabilidade em preservá-la e dar-lhe uma utilidade cultural e turística proveitosa, com acessibilidade e segurança”, explica Eliseu Demari, diretor-presidente da Proarte, órgão responsável pelas políticas culturais no município.

O projeto, desenvolvido pelas arquitetas e urbanistas Renata Tosi, Mirela Dalmas, Luisa Hering e com responsabilidade técnica de execução do engenheiro civil Renato Tosi, partiu do debate sobre a importância da utilização da Estação que vinha ao longo do tempo sendo alvo de depredação e sofrendo com as intempéries climáticas. Após isto, a Prefeitura Municipal contratou empresa, através de edital público, que confeccionou projeto para captação de recursos via Lei de Incentivo Federal. Para Renata Tosi o projeto supre um déficit de espaços culturais na cidade. “Por estar no coração geográfico e afetivo de Carlos Barbosa, ele vai além da preservação do patrimônio histórico. Conduzida pela Cidade Projetos e Execuções, empresa responsável pela obra, a Estação Férrea - anteriormente marcada por desgastes - passou por intervenções minuciosas e a visitação será uma oportunidade para conhecer de perto as transformações realizadas e como poderemos encontrar a Estação em 2024”, ressalta.

O aporte para o restauro é oriundo do patrocínio das empresas Tramontina, Gerdau, Sicoob e Galvanotek, com a produção do Instituto Rumo, e realização da então Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo. João Bosco Ayala Rodriguez, presidente do Instituto Rumo, afirma que a obra da Estação Férrea de Carlos Barbosa é fruto de uma construção coletiva de vários personagens. “Muito honra o Instituto Rumo em poder realizar essa união entre o público e o privado estabelecida através desse valoroso instrumento que é a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), podendo devolver a comunidade essa edificação fundamental na memória e identidade da cidade. É imprescindível também podermos destacar todos os patrocinadores que, através da sensibilidade a Cultura, tornaram possível a realização desse importante projeto”, diz.

Everson Kirch, prefeito de Carlos Barbosa, fala da parceria com a iniciativa privada, através da Lei Rouanet. “É um grande orgulho para a administração municipal estar participando ativamente deste processo de recuperação, desde 2021. Para isso fui muitas vezes a Brasília, junto da vice-prefeita Beatriz, onde tivemos o apoio de parlamentares. Mas cabe salientar que ela só foi viabilizada pelo apoio das empresas patrocinadoras. Com isto, este espaço volta a ter a valorização e a beleza que teve há muitos anos atrás”, afirma. O Centro Cultural Estação Férrea de Carlos Barbosa está localizado na rua Júlio de Castilhos, no centro de Carlos Barbosa. O espaço ainda não estará aberto à visitação do público.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895