Oficina de Choro abre vagas gratuitas para novos alunos

Oficina de Choro abre vagas gratuitas para novos alunos

Com 20 anos de atuação em Porto Alegre, a oficina é coordenada pelo músico Mathias Pinto e realizada no Instituto Ling

Correio do Povo

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março

publicidade

Projeto de educação musical que já formou mais de mil pessoas gratuitamente em 20 anos de atuação, a Oficina de Choro está com vagas abertas para novos alunos que queiram se dedicar ao aprendizado de diferentes instrumentos musicais, como violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, sopros, teclas, além do canto e da composição em conjunto. Voltado a públicos de todas as idades, com ou sem experiência, o curso é oferecido sem custo, com aulas presenciais no Instituto Ling, em Porto Alegre.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março pelo e-mail oficinadechoroinstitutoling@gmail.com e pelo Instagram @oficinadechoro. Os interessados podem se matricular na disciplina de Composição Coletiva, que ocorrerá sempre nas quartas-feiras, às 14h, e também na de Prática em Conjunto, que acontecerá aos sábados, no mesmo horário. As aulas iniciam no dia 18 de março e se estendem até o dia 9 de dezembro. As vagas são limitadas, e os interessados serão submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical. Para participar, é necessário ter um instrumento musical para a prática.

No ano em que completa duas décadas de atividades ininterruptas, a iniciativa, coordenada pelo músico Mathias Pinto com curadoria e produção da Branco Produções, presenteará os alunos com aulas especiais com professores convidados, entre eles o bandolinista e arranjador Luiz Machado, que ocupou o cargo de coordenador da Oficina de Choro durante dez anos. Como parte das comemorações, também será lançado neste ano o projeto ALMA, que disponibilizará online o acervo completo de Machado, com mais de 5 mil manuscritos de partituras de transcrições, arranjos, cifras e métodos para todos os instrumentos de corda. A novidade poderá ser conferida no portal do Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro, instituição de referência na pesquisa e desenvolvimento do gênero no Brasil.

Além disso, durante 2023, o projeto unirá novos alunos com ex-participantes da oficina já formados, que hoje se profissionalizaram e atuam ao lado dos maiores nomes da MPB. Juntos, os músicos farão duas apresentações abertas ao público. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895