Orquestra de jovens realiza recital gratuito em Porto Alegre neste domingo

Orquestra de jovens realiza recital gratuito em Porto Alegre neste domingo

Dezesseis alunos da Escola de Música do IPDAE se apresentam na Biblioteca Pública do Estado

Vera Pinto

Apresentação começa às 17h

publicidade

Um passeio pelo erudito, folclore e popular é o mote da Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-educação (IPDAE) no concerto que realiza neste domingo, a partir das 17h, na Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190), em Porto Alegre. Sob a coordenação artística e regência de Ademir Schmidt, o evento tem entrada gratuita.

Dezesseis alunos da Escola de Música do IPDAE — fundada há dez anos para promover a inclusão de crianças, adolescentes e jovens na comunidade onde fica a ONG, na Lomba do Pinheiro — participam do recital tocando violino, viola, violoncelo, flauta transversal e fagote. O grupo vem se apresentando em teatros, escolas, creches, centros culturais e comunitários, igrejas e hospitais, na Capital e Interior. Gravou o disco “Sinfonia da Loma”; ganhou o Prêmio Joaquim Felizardo, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre; e em 2015 foi uma das três orquestras gaúchas agraciadas com o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras Jovens.

O repertório inclui medley com “Ode to Joy” e “Russian Folk Song “, além da “5ª Sinfonia” de Beethoven; “Allegro” e “Pequena Música Noturna” de Mozart; “Menuet”, de Handel, e “Danúbio Azul Opus 314”, de Strauss, nas clássicas. Dos desenhos animados da Hanna Barbera veiculados no Brasil nos 1970, tem “Meet the Flintstones”; da MPB, “João e Maria, de Chico Buarque e dos clássicos norte-americanos, “Over the Raimbow” de E.Y. Harburg. E também “Ose Shalom” do folclore israelita; “Negrinho do Pastoreio”, de Barbosa Lessa, hinos do Rio Grande do Sul e nacional brasileiro, entre muitos outros.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895