Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta o concerto “Dvorák, Muñoz & Costa Lima"

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta o concerto “Dvorák, Muñoz & Costa Lima"

A orquestra será conduzida pela maestra Alba Bomfim e terá solos do trompista Fernando Chiappero

Correio do Povo

Maestra Alba Bomfim rege a Orquestra neste sábado, 18

publicidade

 A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta, neste sábado, 18, às 17h, o concerto “Dvorák, Muñoz & Costa Lima” na Sala Sinfônica da Casa da Ospa, junto ao CAFF (av. Borges de Medeiros, 1501). A orquestra será conduzida pela maestra Alba Bomfim e terá solos do trompista Fernando Chiappero, dentro da programação especial da Sedac-RS para o Novembro Negro.

A premiada maestrina desembarca no Rio Grande do Sul pela primeira vez para conduzir a OSPA no concerto. “O repertório escolhido para este concerto, além de belo, inspira-nos à reflexão sobre questões universais como origens, ancestralidade, pertencimento e resiliência”, explica a regente. Segundo Alba, o programa inicia com uma saudação de paz: "Alá – O Manto Branco de Oxalá na Festa do Bonfim", do consagrado compositor baiano Paulo Costa Lima, membro da Academia Brasileira de Música.

Na sequência, a OSPA faz a estreia mundial de “Concerto Austral para Trompa e Orquestra de Câmara”, peça do chileno Rodrigo Munõz que venceu a categoria Música Sinfônica do Concurso Latino-Americano de Composição para Trompa, realizado em 2020 pelo coletivo Latinoamericahorns. Para a execução dos solos da peça, foi convidado o trompista argentino Fernando Chiappero, que exalta a importância do concurso: “Essa estreia, além de ser um novo aporte ao repertório latinoamericano para o nosso instrumento, também é a concretização de um projeto iniciado por Israel Oliveira, que propôs em plena época de pandemia um concurso para compositores latinos. Foi algo muito importante para todos os trompistas latinos nos dias difíceis de confinamento”.

O concerto termina com a intimista e comovente “Sinfonia nº 7”, de Antonin Dvořák. Segundo o violoncelista da OSPA Murilo Alves, esta peça de 1885 é considerada o ápice da produção orquestral do compositor tcheco. Os comentários de Murilo sobre o programa podem ser conferidos presencialmente, às 16h, na Sala de Recitais. Tanto a palestra quanto o concerto terão transmissão ao vivo no YouTube da OSPA, a partir das 16h e das 17h, respectivamente.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895