Ospa apresenta "Carmina Burana" no Araújo Vianna neste fim de semana

Ospa apresenta "Carmina Burana" no Araújo Vianna neste fim de semana

Famosa peça ganhará grande espetáculo com coros, solistas convidados e dançarinos

Correio do Povo

Apresentações ocorrem no sábado e no domingo

publicidade

Uma das peças mais memoráveis da música ocidental, "Carmina Burana", de Carl Orff (1895-1982), será apresentada na íntegra pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre neste final de semana. Sob regência de Evandro Matté, a obra ganhará montagem com orquestra, coros, solistas convidados e dançarianos em duas apresentações, que ocorrem neste sábado, às 20h30min, e no domingo, às 18h, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, s/nº), na Capital. Os ingressos custam R$ 30. 

“Carmina Burana tematiza os desejos, as conquistas e as frustrações das pessoas. É uma metáfora da vida, exposta à constante mudança, e, por isso, uma obra atual”, comenta o maestro Matté sobre a obra que será apresentada como grande destaque da temporada 2016 da Ospa. A peça, estreada em 1937 na Ópera de Frankfurt, é inspirada em poemas satíricos, com críticas às autoridades e à hipocrisia, e também em canções de amor e de taberna – textos encontrados em um manuscrito do século XIII.

“Em geral, a composição é apresentada em forma de concerto. Um dos diferenciais da produção da Ospa é a participação da Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre na montagem, que será completa”, afirma Matté. A coreografia foi elaborada Ivan Motta.

No time de mais de cem vozes que darão forma a trechos famosos como o apoteótico coro de abertura e finalização da obra (“O Fortuna, Imperatrix Mundi”), estão o Coro Sinfônico da Ospa e o Coro Allegro Unisinos. Também participam três solistas brasileiros que estão cativando plateias mundo afora: a soprano Gabriella Pace, o tenor Flávio Leite e o barítono Homero Velho.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895