Ospa apresenta repertório que estará em seu próximo CD

Ospa apresenta repertório que estará em seu próximo CD

Concerto deste sábado conta com Quinteto Villa-Lobos e Artur Elias como convidados

Correio do Povo

Quinteto Villa-lobos participa do concerto deste sábado

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta ao público, em primeira mão, neste sábado, às 17h, o repertório que estará em seu próximo CD. Com regência de Evandro Matté, o concerto conta com convidados muito especiais: o Quinteto Villa-Lobos, um dos mais atuantes e reconhecidos conjuntos de câmara brasileiros, e Artur Elias, premiado flautista solo da Ospa. No programa, estão obras nacionais que vão do consagrado Heitor Villa-Lobos até dois ícones contemporâneos da composição, Edmundo Villani-Côrtes e Liduino Pitombeira. O evento ocorre na Casa da Ospa, no CAFF (Av. Borges de Medeiros, 1501). 

O repertório será apresentado ao público um pouco antes do concerto por Leonardo Winter, flautista da Ospa, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A fala integra o projeto Notas de Concerto e inicia às 16h.

Após o CD “OSPA e Convidados”, lançado em dezembro de 2021, o maestro Evandro Matté se prepara para gravar seu segundo álbum à frente da sinfônica gaúcha, com previsão de lançamento para novembro de 2022. “Optamos por um repertório de música brasileira, que inclui o maior compositor da história do Brasil (Villa-Lobos), com uma das suas peças mais executadas, e uma encomenda feita especialmente ao compositor Liduino Pitombeira para a comemoração de 60 anos do Quinteto Villa-Lobos”, comenta o maestro. 

A pedido do Quinteto Villa-Lobos, o professor de composição na UFRJ e membro da Academia Brasileira de Música, Liduino Pitombeira (1962 –) escreveu "Villa", que terá sua estreia mundial neste sábado. Conforme o compositor, a obra "mescla gêneros musicais brasileiros com localidades inusitadas, no intuito de aproximar e irmanar as diversas regiões brasileiras. Em cada um dos movimentos, um membro do Quinteto tem proeminência (clarinete no Baião, trompa no Aboio, oboé no Choro, fagote na Incelença e flauta no Frevo)". 

O fagotista do quinteto, Aloysio Fagerlande, conta que Porto Alegre é a primeira cidade a receber as comemorações de 60 anos do grupo, que percorrerá o Brasil ao longo de 2022. Além do concerto, Fagerlande considera a gravação do álbum da OSPA uma ação fundamental: “Nos últimos 25 anos, a gente vem efetuando um trabalho de registro da memória musical brasileira. Em todos os CDs que gravamos existe essa preocupação de ampliar o repertório e registrar, pois as apresentações são efêmeras”.

O concerto deste dia 11 começa com outra obra contemporânea, “Concerto para flauta e orquestra”, do mineiro Edmundo Villani-Côrtes (1930 –). Caberá ao flautista Artur Elias tomar a frente da OSPA no solo da composição, que expressa em três movimentos o seu estilo ao mesmo tempo tradicional e pós-moderno, brasileiro e universal, popular e erudito. “O Concerto para Flauta tem pura brasilidade com vestimenta de traços neoclássicos. Estimo que tenha potencial para se tornar um dos concertos para flauta mais tocados, ao lado de Ibert e Nielsen”, aponta Artur.

“Choros nº 6”, obra fundamental de Villa-Lobos (1887 – 1959), fecha a apresentação. Composta em 1926, faz alusão à atmosfera seresteira e aos personagens chorões do Rio de Janeiro daquela época. Para isso, os tradicionais instrumentos da orquestra ganham a companhia de uma percussão tipicamente brasileira com a cuíca, o reco-reco, o roncador e o tamborim de samba. 

Os ingressos podem ser obtidos de forma on-line via plataforma Sympla. A bilheteria funciona no local das 12h às 17h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da orquestra. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895