Ospa destaca violoncelo em concerto na Ufrgs nesta terça

Ospa destaca violoncelo em concerto na Ufrgs nesta terça

Matias Pinto é o solista convidado da apresentação

Correio do Povo

Este será o quarto concerto do ano da Série Ufrgs da Ospa

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza nesta terça-feira o quarto concerto do ano da Série Ufrgs. A apresentação faz parte da programação do 18º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul e ocorre às 20h30min, no Salão de Atos da universidade (Paulo Gama, 110), na Capital. O valor dos ingressos varia entre R$ 10 e R$ 20.

O espetáculo contempla três grandes obras do repertório sinfônico: “O Concerto para violoncelo”, de Edward Elgar; “Quatro Danças: Estância”, de Alberto Ginastera; e “Choros nº 10”, de Heitor Villa-Lobos. A regência será do maestro Manfredo Schmiedt e o solista convidado será Matias Pinto, violoncelista brasileiro radicado na Alemanha que fará os solos de “O Concerto para violoncelo”.

O concerto ainda terá a participação do Coro Sinfônico da Ospa, que interpretará a peça nacional. “Desde 1978 esta obra, que é uma das mais importantes do Nacionalismo Brasileiro, não é apresentada pela Ospa”, lembra Schmiedt. Datada da década de 1920, ela mescla sons de pássaros, cantos indígenas e música popular.

O regente ainda compartilha uma curiosidade sobre a peça: “Os trechos do ‘Choros nº 10’ se alternam entre textos onomatopaicos e melodia escrita originariamente por Anacleto de Medeiros e Catulo da Paixão Cearense. Pelo fato de Villa-Lobos não ter citado isto em sua composição, foi obrigado a retirar o texto, e muitas vezes a obra ainda é apresentada com o coro cantando o fonema ‘Ah’", comenta. De acordo com ele, no concerto desta terça, a Ospa mostrará a versão original com a utilização do texto conforme estava inicialmente previsto por Villa-Lobos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895