Ospa divulga vencedores do concurso Jovens Compositores

Ospa divulga vencedores do concurso Jovens Compositores

Premiados terão obras executadas na temporada 2012

Correio do Povo

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre divulgou nesta quinta-feira os vencedores da 17ª edição do Concurso Ospa para Jovens Músicos – etapa compositores. Foram três premiados, que terão suas obras executada pela Ospa na Temporada de Concertos 2012.

O Concurso recebeu inscrições dos Estados Unidos e de diversos estados brasileiros, como Paraíba, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília – além Porto Alegre e de várias cidades do interior do Rio Grande do Sul. Os inscritos tiveram suas composições analisadas por uma Comissão de Seleção e Premiação, formada pelos compositores e professores Adolfo de Almeida Júnior, Fernando Mattos e Flávio Oliveira.

Confira os vencedores:


1. Gabriel Guimarães Penido (Belo Horizonte)

Obra vencedora: Lume
Compositor, flautista e violonista. Atualmente é orientando pelo Professor Dr. Antônio Carlos Borges Cunha, no curso de Mestrado em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos musicais ainda criança, no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical. Em 2006, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais pela qual se formou em Composição no ano de 2010, sobre orientação dos professores Oiliam Lanna e Rogério Vasconcelos.

2. Renato Segati de Morais (Maringá)

Obra vencedora: Enigmática
Iniciou seus estudos aos 14 anos, com seu avô Onofre Lazaro de Moraes, em Maringá. Seu primeiro instrumento foi o saxofone alto, com o tempo obteve contato com outros instrumentos, tais como, o clarinete, flauta doce, flauta transversal e tuba (seu instrumento principal). Graduando em Música com habilitação em Educação Musical pela Universidade Estadual de Maringá, hoje participa de alguns grupos musicais na cidade de Maringá, como a Orquestra da Universidade Estadual de Maringá, Banda Marcial Música sem Fronteiras, Orquestra de Flautas da UEM e o Grupo Ad Libitum.

3. Ricardo Castro (Brasília)

Obra vencedora: Samba nº II para Orquestra
Ricardo Castro cursa atualmente o mestrado em Regência Orquestral na Universidad Simón Bolívar em Caracas, Venezuela, e também é bacharel em Regência pela Universidade de Brasília. Em ambas instituições teve aulas de composição e orquestração onde desenvolveu suas habilidades de compositor.

Sobre o concurso


O tradicional Concurso Ospa para Jovens Músicos é realizado há mais de 20 anos e já revelou inúmeros talentos da música, que são reconhecidos pelo público hoje. O concurso é dividido em três categorias, premiando jovens solistas (instrumentistas e cantores), jovens regentes e jovens compositores. Todos os vencedores são convidados a se apresentar em concertos com a Ospa, e os compositores têm sua obra executada pela orquestra.

Destinado a candidatos brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou exterior com até 30 ou 35 anos de idade, conforme a categoria, o concurso é uma oportunidade para que jovens músicos se apresentem com uma grande orquestra, o que é muito difícil no início de carreira, projetando novos talentos no cenário artístico.

Alguns exemplos conhecidos são o atual diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores, que foi vencedor do concurso em 1988 e o regente do Coro Sinfônico da Ospa, maestro Manfredo Schmiedt. Além deles, o pianista Alexandre Dossin e o violinista Carmelo de los Santos – considerados grandes nomes da atualidade – foram premiados no concurso.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895