Ospa homenageia Brahms sob regência de maestro polonês

Ospa homenageia Brahms sob regência de maestro polonês

Concerto deste sábado conta com solo da pianista Erika Ribeiro

A pianista Erika Ribeiro participa da apresentação deste sábado

publicidade

O compositor Johannes Brahms (1833 – 1897), falecido há 125 anos, será homenageado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Ao longo do ano, cinco apresentações nomeadas Ciclo Brahms farão parte da temporada, com obras do músico alemão. Sob regência de Tadeusz Wojciechowski, multipremiado regente polonês, os músicos interpretam a consagrada ‘‘Sinfonia nº1 em Dó Menor, Op. 68’’. 

O evento será na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, neste sábado, dia 19 de março, às 17h. Os ingressos  estão à venda em sympla.com.br. Uma palestra sobre o repertório do concerto será apresentada pelo pianista Max Uriarte, gratuitamente, às 16h, na Sala de Recitais. O espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube.

O segundo concerto da temporada celebra a vida e a obra de um dos maiores nomes do romantismo alemão. Para a ocasião, a orquestra conta com a presença do maestro Tadeusz Wojciechowski, que volta a Porto Alegre após três anos. Os músicos preparam a ‘‘Sinfonia nº1 em Dó Menor, Op. 68’’ – peça original que recorre a vários recursos, como contrastes, tonalidades e compassos. ‘‘Já apresentei essa composição diversas vezes, mas a cada interpretação descubro novas nuances’’, revela  o regente convidado. ‘‘A beleza dos motivos melódicos, a expressão extraordinariamente rica e saturada, o drama e a variação dos humores, assim como o caráter variado dos movimentos individuais dão ao maestro a possibilidade de uma declaração pessoal’’, complementa.

O espetáculo também contempla o compositor que abriu a porta do romantismo. Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) é revivido por uma das grandes pianistas da cena cultural brasileira. Erika Ribeiro esteve com a orquestra anteriormente em 2006, após vencer o Concurso Jovens Solistas da Ospa. Cerca de 16 anos depois, a pianista executa o ‘‘Concerto nº 1 para Piano e Orquestra em Dó Maior, Op. 15’’ – composição escrita na juventude do gênio alemão que carrega o estilo clássico de Mozart e Haydn. Ainda sim, ostenta solos improvisados de piano, nomeados cadenza, e foi eternizada como a peça escolhida para sua estreia em Viena. ‘‘Ouvir concertos de Beethoven sempre nos coloca como espectadores da própria evolução do instrumento’’, pontua a pianista. ‘‘Desde a primeira vez que toquei esta obra, criei com ela uma identificação muito forte. Combina muita energia com grande introspecção e é muito prazerosa de se fazer com orquestra’’. 

REGENTE

Maestro e violoncelista, Tadeusz Wojciechowski estudou na Academia de Música de Varsóvia e aperfeiçoou as habilidades no Conservatório Nacional de Paris. Detentor de diversos prêmios como maestro e instrumentista, atuou em casas de ópera de prestígio por todo o mundo, incluindo a Metropolitan Opera, em Nova York, o Teatro La Fenice, em Veneza, o Teatro Carlo Felice, em Gênova, a Royal Opera, em Estocolmo, a Royal Opera, em Oslo, e a Ópera Real Dinamarquesa, em Copenhague. Apresentou-se em dezenas de países, incluindo Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Itália, França, Estados Unidos e Japão. Seu repertório inclui mais de quarenta óperas, tendo sido agraciado pelo Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional da Polônia pelo compromisso com a cultura.

PIANISTA

Pianista versátil, Erika Ribeiro tem se apresentado como solista e camerista nas principais salas de concerto do país e acumula prêmios em dezenas de concursos nacionais, como o III Concurso Nelson Freire. Com carreira internacional, tem passagens por Alemanha, Áustria, França, Estados Unidos, Polônia e Portugal. Sua discografia inclui “Images of Brazil”, em parceria com a violinista americana Francesca Anderegg, e um disco solo, na qual registrou transcrições autorais de Igor Stravinsky e Hermeto Pascoal, além de peças raras da compositora russa Sofia Gubaidulina. O álbum foi um dos três finalistas do Prêmio Concerto 2021, na  categoria “Melhor Disco do Ano”. Além da carreira musical, também é doutora e professora de piano no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO.

O concerto ocorre na Casa da OSPA - CAFF (Av. Borges de Medeiros, 1.501), em Porto Alegre.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895