OSPA homenageia música do México em seu próximo concerto

OSPA homenageia música do México em seu próximo concerto

A apresentação contará com regência do maestro mexicano Gustavo Rivero Weber, ao lado da pianista russa Anastasiya Evsina

Correio do Povo

A pianista russa Anastasiya Evsina apresenta o famoso concerto de Grieg para piano

publicidade

 A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realiza neste sábado, às 17h, o concerto intitulado “México”, com regência do maestro mexicano Gustavo Rivero Weber, ao lado da pianista russa Anastasiya Evsina, que executa o solo de uma obra-prima de Edvard Grieg. A apresentação será na Casa da OSPA (av. Borges de Medeiros, 1.501), com transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube. Os ingressos estão à venda na Sympla. Às 16h, o violoncelista da OSPA Murilo Alves estreia como palestrante do projeto Notas de Concerto, no qual fará uma introdução ao programa do dia. E a tarde incluirá também uma homenagem aos 125 anos da Faculdade de Medicina da UFRGS.

O programa contempla três dos maiores compositores do México: Silvestre Revueltas (1899 – 1940), José Pablo Moncayo (1912 – 1958) e Arturo Márquez (1950 –). Muito influenciados pela música popular do país, os três visitaram diferentes regiões para compor as músicas que serão tocadas pela OSPA. 

Além desse passeio pelo México, o concerto traz um dos mais célebres concertos para piano e uma obra orquestral ainda pouco conhecida do grande público. O Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, composto pelo norueguês Edvard Grieg (1843 – 1907) quando tinha apenas 24 anos, é uma das principais composições do romantismo. Escrita em 1868, a obra exige grande virtuosismo e expressividade na interpretação, que ficará a cargo da pianista russa Anastasiya Evsina. 

O repertório é finalizado com a francesa Cécile Chaminade (1857 – 1944), compositora que desfrutou de sucesso como pianista em turnês pela Europa e os Estados Unidos na virada do século 20. De sua autoria, a Orquestra interpreta “Suíte Callirhoë, op. 37”, uma seleção de trechos do balé de mesmo nome, datado de 1888. Segundo o violoncelista Murilo Alves, “seu estilo melodioso explora intensamente os timbres dos instrumentos de sopro da orquestra”.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895