Ospa homenageia o compositor Bruno Kiefer

Ospa homenageia o compositor Bruno Kiefer

Concerto ocorre nesta sexta-feira

Correio do Povo

O pianista Ney Fialkow participa do concerto como solista

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) presta homenagem aos 100 anos do nascimento de Bruno Kiefer (1923 – 1987) com um concerto nesta sexta-feira, às 20h. Nesta ocasião, em novo horário na Casa da Ospa (av. Borges de Medeiros, 1501, junto ao CAFF), a orquestra apresenta um repertório inteiramente nacional sob regência de Cláudio Ribeiro e com solos de Ney Fialkow.

Conceituado pianista nascido no Rio Grande do Sul, Ney foi aluno de Bruno Kiefer e seguiu seus passos como professor, tornando-se docente do Instituto de Artes da Ufrgs.

O programa vai apresentar, na primeira parte, três composições de Bruno Kiefer: “Divertimento nº 1 para Orquestra”, “Convertimento para Orquestra” e “Diálogo para Piano e Orquestra”.

Após o intervalo, o orquestra interpreta “Rapsódia Baiana”, de Lindembergue Cardoso (1939 – 1989), e “Sinfonia nº 5, Indígena”, de José Siqueira (1907 – 1985). 

Nascido em Baden-Baden, na Alemanha, e radicado no Brasil desde os 11 anos, Bruno Kiefer foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, ao lado de outros músicos que vieram a deixar um importante legado artístico no Rio Grande do Sul e no Brasil.

O professor Francisco Marshall, que ministra o projeto “Notas de Concerto” desta sexta-feira, salienta que Bruno “foi um mestre admirável, um criador de vanguarda que promoveu belos avanços na linguagem musical em nossa comunidade”. Os comentários de Francisco sobre o programa podem ser conferidos presencialmente, às 19h, na Sala de Recitais.

Ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo site Sympla em sympla.com.br/casadaospa. Para quem for na bilheteria na Casa da Ospa no dia do concerto, o funcionamento é das 15h às 20h.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895