Ospa realiza concerto gratuito em Encantado neste domingo

Ospa realiza concerto gratuito em Encantado neste domingo

Igreja Matriz São Pedro recebe a apresentação recheada de clássicos populares

Correio do Povo

A cidade de Encantado é a próxima parada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)

publicidade

A cidade de Encantado é a próxima parada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Parte da Série Interior – que neste ano já levou a sinfônica a Taquara, Pelotas e Lajeado – a apresentação ocorre no domingo, dia 6, às 19h30min, na Igreja Matriz São Pedro (rua Monsenhor Scalabrini, 870), cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul. O violoncelista e maestro interino do Coro Sinfônico da Ospa Diego Schuck Biasibetti conduz o concerto, que conta com a participação da soprano Paolla Soneghetti. O acesso é gratuito. 

O concerto, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Encantado, além da Associação Comercial e Industrial (ACI-E) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, marca o lançamento da programação de Natal 2022 e também celebra a recente canonização de São João Batista Scalabrini – bispo italiano que esteve no município durante uma viagem em 1904. “Convidamos a comunidade a prestigiar esse evento com uma das mais renomadas orquestras do país. Vamos aproveitar para anunciar a nossa programação de Natal, que terá atrações culturais voltadas para a família e com destaque para os talentos locais”, comenta o prefeito Jonas Calvi.

Para a apresentação, o maestro montou um repertório bastante conhecido baseado no universo da música de concerto. “Minha intenção foi trazer o lado mais popular da orquestra, com músicas que estão no inconsciente coletivo, mas o público nem sempre sabe o nome”, detalha Diego Schuck Biasibetti. O concerto começa em atmosfera solene, com trechos das óperas “João e Maria” (Engelbert Humperdinck) e “Rusalka” (Antonín Dvořák), e termina em tom festivo, com a famosa “Valsa do Imperador”, de Johann Strauss. O público também deve reconhecer a animada abertura da ópera “Cavalaria Ligeira”, de Franz von Suppé, a abertura da ópera “La Gazza Ladra”, de Gioachino Rossini e “Pizzicato Polka”, dos irmãos Johann e Joseph Strauss.

A premiada soprano carioca Paolla Soneghetti, que atuou nos musicais “A Noviça Rebelde” de M&B, e “Alô, Dolly!”, de Miguel Falabella, foi convidada a cantar duas peças que integram as óperas “Rusalka”, de Dvořák e “Tosca”, de Giacomo Puccini. Segundo a cantora lírica, são duas árias de apelo popular: “Essas obras têm a tendência a emocionar o público devido à beleza de suas melodias, mesmo que o ouvinte desconheça o idioma. É um repertório muito especial pra mim, espero que o público se emocione da mesma forma que eu, quando interpreto as peças.”

Sobre Diego Schuck Biasibetti (regente)

Formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em violoncelo barroco com a profª Viola de Hoog e em viola da gamba com a Profª Hille Perl. Graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Profº Dr. Joceley Bohrer, teve sua formação violoncelística iniciada com André Wentz em Caxias do Sul e posteriormente com Alexandre Diel. Atualmente, é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre,  integrante do Bach Brasil Ensemble, maestro interino do Coro Sinfônico da OSPA e maestro do Porto Alegre Consort / Coral Porto Alegre, onde desenvolve intensa atividade na montagem de obras vocais do período barroco.

Sobre Paolla Soneghetti (soprano)

Bacharel em Canto pela UFRJ, formou-se pela Academia de Ópera Bidu Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e conta com as seguintes premiações: 1º Lugar Concurso Linus Lerner 2020, 2º Lugar Boris Martinovich International Voice Competition, 1º lugar Concurso Jovens Solistas (Gramado in Concert) 2020, Prêmio de Incentivo Artístico Concurso de Canto Linus Lerner 2020 e 1º lugar Concurso Carlos Gomes 2018. Seus mais recentes papéis são Pamina e Primeira Dama em “A Flauta Mágica”, a Mãe em “Amahl e os Viajantes da Noite”, Violetta em “La Traviata” e Nella em “Gianni Schicchi”. Atuou nos musicais “A Noviça Rebelde”, de M&B, e “Alô, Dolly!”, de Miguel Falabella.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895